Polícia encontra oito mil pés de maconha dentro da Terra Indígena Caru em Bom Jardim

A droga é plantada por traficantes que invadem o território indígena nas proximidades do município de Buriticupu. Outras operaçoes já foram realizadas na região.

Uma operação encontrou nesta quinta-feira (10) cerca de oito mil pés de maconha dentro da Terra Indígena Caru, no município de Bom Jardim, nas proximedades ao município de Buriticupu. A droga é plantada por traficantes, que invadem a terra dos índios.

Maconha incinerada na Terra Indígena Caru, após
operação da Polícia Ambiental, FUNAI e Lideranças Indigenas.
A operação teve a participação de agentes do Batalhão Ambiental do Maranhão, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e lideranças indígenas. Ao todo, além dos pés de maconha, cerca 200 kg de droga prensada e 60 kg de semente foram encontrados.

A ação contou com a ajuda de um drone, usado para sobrevoar a área, que encontrou três hectares de floresta desmatada. Segundo a polícia, ao perceberem a movimentação na mata, os traficantes fugiram e não foram encontrados.

Outras operações na região

Na mesma região da Terra Indígena Caru, cerca de 320 kg de maconha prensada já havia sido apreendido em uma área de seis hectares que foi desmatada. Nas duas operações, toda a droga foi incinerada.

A Terra Indígena Caru tem sido invadida nos últimos anos por traficantes de drogas, que desmatam e usam a mata fechada para se esconder das fiscalizações da polícia. Grupos de índios Awa Guajá e Guajarara, como os Guardiões da Floresta, atuam para encontrar essas plantações e denunciar à polícia.

Ainda assim, só nos últimos seis meses, mais de 25 mil pés de maconha já foram encontrados e incinerados somente na região entre a Terra Indígena Caru e o município de Buriticupu.