Conheça as belezas da cidade de Nova Iorque do Maranhão

Cidade do sul maranhense se destaca por sua história, beleza natural e artificial. Atração é a praia formada pela barragem do Rio Parnaíba, no Piauí.

Pequena, simples, sem violência e brasileira. Estamos falando da cidade de Nova Iorque, no sul do estado do Maranhão. Conhecida pela referência a sua chará dos Estados Unidos (New York), a cidade fica a 565 Km de São Luís, entre a amazônia e o sertão nordestino. Os cartões postais da cidade são representados pela natureza, e alguns deles levam o nome de locais americanos, como a Ilha de Manrrattan.

Nova Iorque é uma cidade cheia de curiosidades e
uma história muito interessante.
Banhada pelo Rio Parnaíba, Nova Iorque do Maranhão é uma cidade cheia de curiosidades e com uma historia muito particular, interessante, diretamente ligada ao rio. Foi seguindo o curso dessas águas que lá pelo século XIX chegaram os primeiros moradores, uma família de origem portuguesa que firmou moradia, tempos depois tantas outras famílias navegaram pelo rio para povoar o lugar.

Até o fim dos anos 60 o comércio da região dependia do Rio Parnaíba e Nova Iorque era o centro do comércio de alimentos entre o Maranhão e Piauí.

O mesmo rio que ajudou a construir a cidade, por varias vezes mudou o curso de sua historia. Foi o Parnaíba que em 1871 trouxe o homem que daria a esta terra o nome de uma das maiores metrópoles do mundo. Segundo moradores, a cidade de Nova Iorque foi fundada em 1871 pelo norte-americano Eduardo Burnett, tomando inicialmente o nome de Vila Nova.

Em decorrência do rápido desenvolvimento da povoação para o qual muito contribuiu com suas atividades de homem de negócios, Eduardo Burnett decidiu trocar o nome de Vila Nova pelo nome de sua terra natal (New York), em português, Nova Iorque. Sua elevação à categoria de cidade ocorreu no dia 29 de março de 1938, por força do Decreto-Lei Nº 45.

Nova Iorque é uma cidade projetada, todas as ruas estão
interligadas ao centro.
Contam os moradores que por duas vezes a cidade mudou de lugar. A primeira em 1926 quando uma grande enchente alagou tudo e os moradores tiveram de abandonar suas casas. Tudo voltaria a acontecer 42 anos depois, quando o local se transformaria em um mar de água doce, em 1968, com a construção da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, no Rio Parnaíba, em Guadalupe, no Piauí, a cerca de 80 km de Nova Iorque.

Com a certeza de que a água represada avançaria sobre a cidade maranhense, o Governo Federal mandou construir uma nova cidade. Mais uma vez Nova Iorque iria mudar de lugar, e mudou. Assim, passou a ser a segunda cidade projetada do maranhão, depois do centro histórico de São Luis. Todas as ruas abertas estão interligadas ao centro. As antigas ruas de pedras permanecem até hoje.

Em Nova Iorque o sentimento de segurança deixa a 
população mais sossegada.
Nova Iorque tem menos de cinco mil habitantes, casas simples, praças, mas com violência quase zero. Em cinco anos, a cidade registrou apenas um homicídio, cometido de forma passional. Não há roubo de carros e de motos. Lá, não existe muito agito e as pessoas gostam mesmo é de relaxar.

Sentar na frente de casa ou ficar sob a sombra de uma árvore na pracinha são os programas preferidos dos moradores. O sentimento de segurança deixa a população sossegada. Na delegacia, a viatura policial fica parada o dia todo. Nem roubos, nem assassinatos e nem brigas.

As águas que cobriram Nova Iorque também descobriram novos caminhos para o turismo e a economia da região. A cidade atrai pela calmaria e pela beleza.

Um lugar bonito, cercado de verde, um convite ao laser. O lago artificial, formado pela construção da barragem, que engoliu a cidade deu aos nova-iorquinos uma bela praia de água doce. A Praia do Caju se transformou no principal atrativo turístico da região, nos fins de semana os visitantes invadem o lugar. É gente que vem de varias cidades e até de outros estados em busca de sol, água fresca, e muita diversão.

A represa da barragem de Boa Esperança que mudou a cidade de lugar trouxe uma compensação, deu origem a um dos maiores lagos artificiais do Brasil, o maior do Maranhão. O imenso espelho d'água é moldurado por serras, morros, e a vegetação nativa do serrado. Debaixo do imenso lago está a Nova Iorque antiga, submersa pelas águas, mas ficou o balneário.

A Praia do Caju é o principal atrativo turístico, e já chegou
a receber 12 mil pessoas em um só dia.
Também é por causa do Rio Parnaíba que a cidade cresceu por meio do turismo. Inúmeras opções de hotéis e pousadas são oferecidas aos visitantes. Além dessas e outras opções de hospedagem, estrutura de bares e restaurantes, você poderá desfrutar da calmaria e das belas paisagens do local, excelente opção para suas férias ou mesmo fim de semana.

Há períodos do ano que a praia chega a reunir, em um só dia, cerca de 12 mil pessoas. Gente que está fugindo do estresse das grandes cidades. A alta temporada vai de junho a outubro, quando as chuvas param, melhor época para um banho de tranquilidade nas águas mornas, em tons de azul, no lago da Boa Esperança. Não é uma praia de verdade, mas também há quem faça escultura na areia.

Pescadores, nas horas vagas, proporcionam aos turistas
passeios a vários refúgios escondidos.
Um passeio de barco pelo lago pode levar o visitante a vários refúgios escondidos nesse pedacinho de paraíso, inclusive a passear sobre a Nova Iorque submersa. O lago chaga a 45 metros de profundidade e lá no fundo tem muito mais que uma cidade inteira, floresta de babaçu, carnaubais. Contam os pescadores que muita gente já mergulhou e viu a torre da Igreja de Santo Antonio.

Outro atrativo são as Ilhas Manrrattan, um paraíso particular no meio da represa de Boa Esperança que é avistado durante o passeio de barco. Algumas pessoas aproveitam para curtir o por do sol do meio do lago, uma vista encantadora.

Informações geográficas
A cidade de Nova Iorque, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1886. A localidade está em uma altitude de 178m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.521 habitantes. A área total de Nova Iorque é de 968,0km², e sua densidade demográfica é de 4,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nova Iorque-MA é 65880-000.
Fontes: Site Via Brasil, Portal Férias, Wikipedia, e G1 MA.