Projeto Turismo e Cidadania leva bonjardinenses aos Lençóis Maranhenses

Um passeio deslumbrante entre dunas e lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses deixou bonjardinenses encantados com tanta beleza.

O Projeto “Turismo e Cidadania”, no ultimo final de semana (dia 08), proporcionou aos bonjardinenses uma viagem inesquecível ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma espécie de "deserto" brasileiro. Com enormes dunas para todos os lados, guarda, como oásis, lagoas de água doce, formadas pelas chuvas e os lençóis freáticos.

Saindo de Bom Jardim para chegar a Santo Amaro do Maranhão, uma das portas de entrada aos Lençóis, o deslocamento foi feito por ônibus em uma distancia de aproximadamente 395 km, a cidade serviu de base para a caravana do projeto Turismo e Cidadania. A partir de lá, o transporte foi feito em "jardineiras", carros adaptados e com tração nas 4 rodas.

Dando inicio a uma aventura por altas montanhas de areias inclinadas em um circuito surpreendente. Os bonjardinenses ficaram encantados com tanta beleza em um passeio deslumbrante entre dunas e lagoas e aproveitaram para curtir e se refrescar do sol escaldante nas águas rasas, frias, doces, e transparentes das lagoas Andorinha, e Gaivota.

Para a apoiadora do projeto a satisfação de fechar o ano de 2019 com ‘chave de ouro’. “Estamos satisfeitos com esse belíssimo passeio. Conhecer os Lençóis é o sonho de todo mundo, inclusive pessoas vêem de outros países para contemplar aquela arquitetura feita pelas mãos de Deus. Este ano fechamos com chave de ouro. Me sinto feliz por está, através desse projeto social, realizando os sonhos das pessoas e contribuindo para que elas tenham uma melhor qualidade de vida.” Destacou Sandra do Salomão.

Com a viagem totalmente de graça, o "Turismo e Cidadania" foi criado com objetivo de ofertar às pessoas de baixa renda passeios para as cidades turísticas do estado, existe desde agosto desse ano, e tem realizado diversos passeios mensais beneficiando cerca de 50 famílias a cada viagem. Para 2020, promete muito mais, o projeto já tem programação de janeiro a dezembro.

Para participar e realizar o sonho de conhecer as belezas naturais do Maranhão o primeiro passo é preencher a ficha cadastral, se enquadrar nas regras, e depois é só aguardar o dia do embarque para mais uma viagem. “O turismo pode e deve ser visto com uma forma para resgatar a cidadania e proporcionar a inclusão social.” Destaca a coordenadora do projeto social, Altiva trindade.

Confira algumas imagens do passeio