Prazo para cadastramento biométrico é prorrogado em Bom Jardim

O prazo limite que antes era até a próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, foi prorrogado por mais duas semanas e vai até o dia 06 de setembro.

O Cartório Eleitoral de Bom Jardim anunciou no final da tarde desta quarta-feira (21) a prorrogação do prazo para eleitores realizarem a biometria obrigatória. O prazo limite que antes era até 23 de agosto, vai agora até o dia 06 de setembro.

O período da revisão biométrica no município começou em 27 de maio, no inicio a baixa procura preocupava, nos dois primeiros meses da campanha poucos pessoas realizaram o recadastramento.

A prorrogação do prazo se deve ao aumento da procura do eleitorado nas ultimas semanas. Os eleitores acabaram deixando para fazer o cadastramento somente na ultima hora, o que tem causado grandes filas durante este mês de agosto.

Para conseguir realizar a biometria, eleitores madrugam na fila que começa a se formar na frete do prédio do Cartório da 78ª Zona Eleitoral, situado na Rua Nova Brasília, ainda na noite do dia anterior.

Novo prazo para revisão biométrica vai até 6 de setembro.
Meta do TRE é atender quase 17 mil eleitores no município.
Segundo o chefe do cartório, Rafael Pinheiro, as senhas começam a ser distribuídas às 08 horas e o atendimento segue sem interrupção até às 18 horas. O eleitor precisa comparecer e apresentar documento de identificação e comprovante de residência.

Em média são atendidas de 120 a 130 pessoas por dia. A meta do Tribunal Regional Eleitoral - TRE é atender no mínimo 16.900 eleitores no município, numero que corresponde a 90% do eleitorado que compareceram as urnas nas ultimas eleições de 2018.

Prejuízos
Quem deixar de fazer a revisão biométrica até o novo prazo, além de ter o título de eleitor cancelado, terá também, entre outros prejuízos, restrição no CPF, impedimento para contratar empréstimos bancários, impedimento em matrículas de faculdades públicas, bem como em participação de concursos públicos.

Por: Josivan Rodrigues, jornalista 0001819/MA.