Projeto “Escola Legal” é levado aos estudantes de São João do Caru

Projeto de estimulo a leitura e escrita já havia sido lançado em Bom Jardim e agora beneficiará também os estudantes de São João do Carú.

O Projeto “Escola Legal – doe livros e ajude a construir uma história” chegou ao município de São João do Carú na última quarta-feira, 21. A solenidade de lançamento no município, presidida pelo juiz de Bom Jardim, Bruno Barbosa Pinheiro, ocorreu, na Escola Municipal “Aldenor Leônidas Siqueira”, na Rua Jota Belém, Centro, a partir da 9h, na presença de autoridades municiais e estudantes.

A estudante Maria Eduarda, representantes do judiciário,
executivo, legislativo, e professores participam do evento. 
O projeto tem como objetivo de estimular o hábito da leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita, por meio da arrecadação de livros paradidáticos, que passarão a compor o acervo das bibliotecas públicas dos municípios beneficiados, que serão disponibilizados aos alunos da rede pública.

O projeto já foi lançado na sede da comarca, em Bom Jardim, no dia 5 de agosto, e agora beneficiará também os estudantes do termo judiciário de São João do Carú, que fica a 92km da sede. O ponto de coleta dos livros será a Secretaria de Educação (Rua do Comércio, s/nº - Centro), onde as doações poderão ser entregues.

Estiveram presentes ao lançamento em São João do Carú, além do juiz Bruno Barbosa Pinheiro, o prefeito municipal Francisco Vieira Alves; os secretários de educação, Herli Sandro de Sousa Lopes; de cultura, Erinaldo Damasceno; o presidente da Câmara, Natanael Silva; o advogado Denys dos Santos Porto, vereadores e os representantes da escola, o professor Antônio Célio e a estudante Maria Eduarda.

O hino nacional foi cantado pela estudante Larissa Sousa de Araújo, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Brenha Raposo e uma oração foi feita pelo pastor Anderson, da Assembleia de Deus.

O Projeto “Escola Legal” foi replicado da comarca de Buriticupu, onde o juiz Raphael Leite Guedes, idealizador, já arrecadou e doou 1.500 livros desde o lançamento da primeira edição doo projeto, em 2018. Com a ampliação das ações do projeto para mais uma comarca, a expectativa é de que sejam alcançados 140 mil cidadãos residentes nas cidades de Bom Jardim, São João do Carú, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

Projeto do judiciário também beneficiará
estudantes de São João do Caru.
Segundo o juiz de Bom Jardim, Bruno Barbosa Pinheiro, o projeto concretiza o comando do artigo 205 da Constituição da República de integrar Estado, família e sociedade na promoção ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

“Posteriormente à fase de arrecadação, os alunos do ensino fundamental e médio participarão de um concurso de redação sobre um livro de sua escolha que componha o acervo doado”, informou o juiz ao levar o projeto para a comarca de Bom Jardim.