Campanha "Maranhão na Prevenção às Drogas" é lançada em Bom Jardim

Apresentação das crianças e adolescentes do “Balanço da Ginga Capoeira” de Bom Jardim (Fotos: Paulo Montel).
“Não use drogas e faça capoeira”, foi o lema usado pelas crianças e adolescentes do “Balanço da Ginga Capoeira”, no lançamento, em Bom Jardim, da campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas” e do projeto “Parceiros pela Paz”, em solenidade, nessa quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores do município, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, e do juiz auxiliar da Presidência do TJMA, Júlio Praseres.

A campanha foi lançada em solenidade na Câmara Municipal.
Distante 277 km de São Luís, Bom Jardim é o 12º município do Estado a aderir à campanha organizada pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, integrado pelo TJMA, Ministério Público do Maranhão, Câmara dos Deputados e Polícia Rodoviária Federal. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, Federação dos Municípios do Maranhão e Polícia Federal.

“A campanha tem um alcance social significativo, sendo fundamental o envolvimento de autoridades, instituições e da sociedade civil nessa luta para sensibilizar e conscientizar adolescentes e jovens sobre os efeitos destruidores das drogas. Precisamos unir forças para combater esse problema que aterroriza a sociedade”, ressaltou o desembargador Cleones Cunha.

Juiz Júlio Praseres, representante do Comitê Estadual.
PREVENÇÃO – O juiz Júlio Praseres, representante do Comitê Estadual, fez uma explanação sobre o projeto “Maranhão na Prevenção às Drogas”. Ele explicou que o objetivo é mobilizar diversos atores sociais, na prevenção e combate ao consumo de drogas e à violência entre adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, por meio de ações desenvolvidas em parceria com órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil.

“O comitê vai acompanhar a execução do projeto na cidade com o apoio do juiz e do promotor de Justiça. A responsabilidade deve ser compartilhada entre as instituições públicas e privadas, além da comunidade de Bom Jardim que deve ajudar nas ações de combate às drogas”, destacou o magistrado, informando que o Comitê Estadual pretende implantar uma política efetiva de combate às drogas em 100 municípios do Estado.

Vereador Marcone Mendes.
Além de São Luís – primeira cidade a iniciar o “Maranhão na Prevenção às Drogas” – o projeto já está presente nos municípios de Arari, Vitória do Mearim, Açailândia, Imperatriz, João Lisboa, Estreito, Porto Franco, Montes Altos, Senador La Roque e Buriticupu.

APOIO – A criação do Fundo Municipal de Políticas de Prevenção às Drogas foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Bom Jardim, no dia 24 de abril. Para o vereador Marconi Mendes Sousa, a legislação é pioneira por amparar as atividades de prevenção e combate às drogas. “Devemos fazer a nossa parte enquanto parlamentares, apoiando medidas e ações que visem a prevenção e o combate às drogas no âmbito do nosso município”, frisou.

Juiz Rafael Guedes, titular da comarca de Bom Jardim.
Sobre a deflagração da campanha em Bom Jardim, o juiz titular da comarca, Rafael Leite Guedes, explicou que o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública irão colaborar com o projeto com a destinação de bens de transações públicas.

“Vamos transmitir recursos provenientes de termos circunstanciados de ocorrências às atividades da campanha na comarca, como o projeto social “Balanço da Ginga” que já trabalha para afastar crianças e adolescentes das drogas”, comentou.

O magistrado frisou que ações de prevenção às drogas já estão sendo feitas pelo Judiciário e Ministério Público em escolas do município, bem como audiências públicas com o tema em questão. Disse ainda que há projeto para a implantação da troca de aplicação de penas na comarca, com a prestação de serviços comunitários por usuários de drogas em escolas e outras instituições públicas. “Será uma forma de buscar a ressocialização e reinserção social”, justificou o magistrado.

Presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha.
Prestigiaram o lançamento da campanha o prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves de Araujo; o vice-prefeito, João Rodrigues Fortaleza; o presidente da Câmara Municipal, vereador Adalvan Antonio de Andrade; o chefe da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Santa Inês, João Marinho; o delegado de Polícia Civil, Jorge Sales, além de vereadores, secretários, procuradores, advogados, professores, dirigentes sindicais e servidores do Poder Judiciário lotados na Comarca de Bom Jardim.

Por: Andréa Colins, Assessoria de Comunicação do TJMA (Fotos: Paulo Montel).