Único cartão postal de Bom Jardim, obra deixada pela ex-prefeita Lidiane é destruída na gestão Malrinete

A demolição causou revolta nas redes sociais, onde muitos usuários criticam a atitude da gestora!

O local servia como ponto de encontro entre amigos, que se reuniam e aproveitavam para tirar fotos com a atração ao fundo, visitantes de outras cidades também usufruíam do espaço para registrar em imagens uma recordação de Bom Jardim. As lembranças agora ficaram nas fotos já tiradas no local, pois na manhã desta terça-feira (05), a prefeita interina Malrinete Gralhada mandou demolir parte da fonte do centro da Praça Gov. José Sarney.

Na cidade há quem diga que a atitude de Malrinete foi levada ao medo de um possível retorno de Lidiane ao cargo de prefeita do município. Assim resolveu destruir uma das poucas obras deixadas pelo governo da prefeita afastada. Tentamos por varias vezes contato com a atual gestora para que ela pudesse dá a sua versão, pois todos na cidade se perguntam o porque da demolição da única atração turística da cidade, infelizmente não obtivemos retorno em nossas tentativas de contato.

Há quem diga também, que foi um pedido que partiu das igrejas para que o símbolo no centro da fonte, a flor de lótus, fosse demolida, porém não temos confirmação de onde originou-se ou o que levou Malrinete a mandar destruir o que foi feito pela gestora que a antecedeu. Enquanto a prefeita não responde ao povo com sua versão, nas redes sociais usuários dão conta de vários motivos que tenha levado a retirada, um deles seria que a flor de concreto teria se tornado um criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, entre outros...

Fonte destruída. (Foto: Josivan Rodrigues)
Mas porque destruir a Flor de Lótus da fonte da principal praça da cidade? Qual o significado deste símbolo ou desta flor, seria maldição deixada pela ex-gestora como comentam alguns aliados de Malrinete? Vejamos, após uma rápida pesquisa no Google, descobrimos que a flor de lótus significa pureza espiritual, que lótus é uma planta aquática que floresce sobre a água. No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam. Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação. Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

Não sei qual o significado está planta tem para a prefeita Malrinete ou para a religião que ela segue, porem a flor de lótus que embelezava a fonte, no centro da Praça Gov. José Sarney, hoje está destruída, Bom Jardim sem cartão postal e a população sem locais atraentes para apresentar aos seus amigos e familiares que visitam a cidade. Resta saber também o que a prefeita pretende fazer no local. ...? Confira abaixo fotos da destruição:

Por: Josivan Rodrigues, jornalista 0001819/MA.