Bom Jardim inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

Crianças com comorbidade ou deficiência permanente têm prioridade na vacinação.

O município de Bom Jardim/MA inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação de crianças contra a Covid-19, começando com as de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades. Inicialmente, a vacinação para este público ocorrerá apenas no Centro de Saúde Raimundo Marçal.

Prioridades na vacinação

Bom Jardim seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando, na segunda-feira (17), pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses. Em seguida serão vacinadas as crianças sem comorbidades, conforme orienta o MS, também começando pela faixa etária de 11 anos.

Documentação necessária

Para vacinar crianças será necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança + CPF ou Cartão SUS e documento de identificação do pai ou mãe.

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Características da vacina

A vacina da Pfizer para crianças será aplicada em duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, segundo recomendação da Anvisa. Ainda não há definição se haverá dose de reforço para as crianças. Por precaução, a Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação a vacina da Covid e outras do calendário infantil.

A dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferentes da dos adultos. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente da aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. A tampa e a tarja na embalagem são de cor laranja, para diferir da outra, que é roxa.