Bom Jardim anuncia novas medidas restritivas de prevenção à Covid-19

As novas medidas em vigor valem até o dia 14 de março, podendo ser prorrogáveis. Até o momento, o coronavírus já causou a morte de 35 pessoas na cidade, os casos ativos também aumentaram e somam 23. 

O município de Bom Jardim, através da prefeita Cristiane Varão, anunciou novas medidas restritivas de proteção à vida, publicadas no Decreto nº 09/2021. Entre elas, a proibição de realização de eventos de qualquer tipo; limitação do horário de funcionamento do comercio, para, das 06 às 22 horas; limitação do horário de funcionamento de bares, que só poderão funcionar de 09 às 22 hotas; suspensão do atendimento nos órgãos públicos e das aulas que em alguns locais aconteciam de forma “semipresencial” com a presença alternada de alguns alunos, além disso, as medidas preventivas como uso de mascaras e higienização dos estabelecimentos comerciais continuam valendo.

As novas medidas valem do dia 05 ao dia 14 de março, podendo ser prorrogáveis.

A decisão foi tomada com base no decreto do Governo do Estado do Maranhão, que leva em conta o crescimento do número de casos, de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), alta positividade de testes e a sobrecarga de hospitais no estado do Maranhão. Bom Jardim, por exemplo, vem tendo alta no número de casos nas ultimas semanas.

De acordo com dados do ultimo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), nesta sexta-feira (05), o total de casos ativos de pacientes com a doença aumentou para 23, sendo que duas pessoas se encontram hospitalizadas. Outros 40 casos são considerados suspeitos e pacientes com sintomas passam por triagem. Com a atualização, o numero de vítimas também aumentou, até o momento o município contabiliza 35 óbitos.

A SEMUS iniciou hoje, no centro da cidade, uma campanha de conscientização com panfletagem e orientação as pessoas, principalmente da importância quanto ao uso da mascara como medida de prevenção. Nos próximos dias a campanha terá novas programações visando atingir um maior numero de pessoas.