Pindaré-Mirim ganha nova paisagem com praças e engenho restaurado

O prédio construído em 1880 foi adaptado para receber o Centro Vocacional Tecnológico, com investimentos de mais de R$ 4 milhões. 

Quem mora em Pindaré-Mirim ou passa por lá já notou uma mudança radical num dos principais pontos da cidade. O entorno do Engenho Central São Pedro está de cara nova e se transformou num cartão-postal que concilia o antigo e o moderno – respeitando as tradições sem esquecer o desenvolvimento do município.

As obras transformaram a área. A revitalização do Engenho Central foi entregue de forma simbólica, nesta quarta-feira (4), pelo governo do estado, uma vez que já está quase tudo pronto para que a nova unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) comece a funcionar.

O prédio construído em 1880 foi adaptado para receber o Centro Vocacional Tecnológico, com investimentos de mais de R$ 4 milhões. Foi uma parceria entre Governo do Maranhão, Prefeitura de Pindaré-Mirim, Ministério Público Federal, Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Engenho Central foi totalmente restaurado e equipado 
para funcionar como unidade vocacional do IEMA.
O Engenho Central é um exemplar arquitetônico açucareiro, testemunho de um ciclo histórico agroexportador maranhense. No local eram refinadas toneladas de açúcar. Agora, passado e futuro estão representados neste prédio.

O IEMA terá laboratórios, auditório para 154 lugares e outros espaços. A unidade vai oferecer os cursos de Informática, Patrimônio Imaterial, Inglês e Guia de Turismo. A proposta é que o imóvel funcione, também, como equipamento cultural e área para exposições.

Em frente ao engenho, está localizada a Praça São Pedro, que foi totalmente reformada, com piso e iluminação novos, além de paisagismo, jardinagem e uma academia ao ar livre. A praça também recebeu um ponto de internet grátis do Maranet. A capacidade é para até 200 conexões ao mesmo tempo.

A Praça Matriz (Nagib Haickel), onde está localizada a igreja São Pedro, também está de cara nova: foram trocados piso e iluminação. Um playground foi instalado para as crianças.