Prefeito de São João do Caru, Xixico Vieira, é afastado do cargo

Todos os onze vereadores que compõem o parlamento na Câmara Municipal votaram favorável ao afastamento do prefeito. O vice-prefeito foi empossado ao cargo.

Francisco Vieira Alves é afastado do cargo de
prefeito de São João do Caru, Maranhão.
A Câmara Municipal de São João do Caru afastou na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito Francisco Vieira Alves (Xixico), de suas funções administrativas por 180 dias. Prazo para andamento das investigações da Comissão Processante (CP), que pode resultar em uma possível cassação de mandato, instaurada para investigar possíveis atos de improbidade administrativa cometidos pelo gestor municipal.

A insatisfação da população caruense com a administração do Prefeito Xixico é tão grande que todos os onze vereadores que compõem o parlamento na Câmara Municipal votaram favorável ao afastamento do prefeito e foram ovacionados, aplaudidos, e bastante elogiados, pelo ato, por populares que lotaram as dependências da Câmara manifestando o pedindo da saída de Xixico.

Após o afastamento, o Presidente da Câmara Ideilson Pereira Lima (Dácio do Chico Crente), expediu Decreto Legislativo dando posse ao vice-prefeito Geraldo Nunes de Castro, conforme rege a Lei Orgânica do Município. Em seguida, populares acompanharam em caminhada o prefeito empossado até o predio da Prefeitura Municipal, no centro da cidade.

Denúncia

A câmara recebeu dois abaixo assinados, dentre  as diversas acusações, troca de professores sem justificativa, situação precária da merenda, alem de atos políticos-administrativos cometidos pela administração durante os 11 meses de mandato.

Processo Eleitoral
As broncas de Xixico não se limitam apenas à Câmara de Vereadores. Na esfera eleitoral, o prefeito é acusado de utilizar documento falso para registrar sua candidatura durante as eleições de 2016. O diploma de escolaridade apresentado ao Cartório da 78ª Zona, possui sérios indícios de fraude. O caso ainda tramita na Justiça Eleitoral.

Tentamos contado com a acessória do Prefeito Xixico, porém não conseguimos contato até o fechamento da matéria.

Por: Josivan Rodrigues, jornalista 0001819/MA.

Ouça abaixo a reportagem preparada para o Jornal Central, pelo jornalista Josivan Rodrigues, veiculado em mais de 320 emissoras de rádios no estado do Maranhão.