População protesta e pede saída do prefeito de São João do Caru

A manifestação é contra a decisão da Justiça que retornou o atual prefeito Xixico Vieira ao cargo após suspender sessão e tornar sem efeito o afastamento.


Manifestantes pedem a renúncia de Xixico Vieira.
Manifestantes protestaram na manhã desta quinta-feira (16) na Câmara Municipal de São João do Caru. Eles querem a cassação do mandato do prefeito Francisco Vieira Alves (Xixico), que foi afastado de suas funções pela Câmara na quarta-feira (8) e retornado ao cargo na ultima terça-feira (14) após decisão unilateral, no Tribunal de Justiça, que acatou o pedido de liminar pleiteado pelo o prefeito.

Na decisão que acabou desagradando à população caruense, o desembargador Raimundo Barros suspendeu os efeitos da Sessão Extraordinária realizada pela Câmara tornando sem efeito o afastamento e por consequência a posse do vice-prefeito até o julgamento do mérito do recurso pelo tribunal.

O protesto iniciou, por volta das 9 horas, durante a sessão da Câmara de Vereadores e contou com o apoio de todos os onze parlamentares que compõem o legislativo municipal. O prédio foi ocupado pelos manifestantes e recebeu reforço da Polícia Militar para garantir a segurança do local, porém os manifestantes garantiram fazer um manifesto pacifico com único intuito de cobrar a definitiva saída do Prefeito.

Após a sessão, uma multidão se formou em frente à casa legislativa, exibindo faixas e cartazes pediam a renúncia do prefeito, e saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade até a Praça Rosena Sarney, onde usaram um carro de som para expressar insatisfação e revolta contra o governo Xixixo.

O manifesto se estendeu pelas redes sociais, onde inúmeros internautas do município postam sobre a insatisfação com a administração do Prefeito Xixico, alguns aproveitaram para cobrar salários que chegam a quatro meses de atraso, e usaram as hashtags #ForaXixico #QueroMeuSalário #LibertaCaru.

Por: Josivan Rodrigues, jornalista 0001819/MA.

Processo Eleitoral
Além da suspeita de improbidade administrativa e vários atos de irregularidades, a gestão de Xixico Vieira também é marcada por outro escândalo, na esfera eleitoral, o prefeito é acusado de utilizar documento falso para registrar sua candidatura durante as eleições de 2016. O diploma de escolaridade apresentado ao Cartório da 78ª Zona, possui sérios indícios de fraude. O caso ainda tramita na Justiça Eleitoral.