Município de São João do Caru Assina Termo de Adesão ao Projeto Rua Digna

A parceria irá beneficiar o município com mão obra, recuperação e pavimentação de ruas, e serviços complementares de infraestrutura. 

Nesta segunda-feira (03) o  município de São João do Caru, representado pelo Secretário Municipal de Administração, Herbet Maranhão e pelo Presidente da Associação de Agricultores Familiar do Povoado Dois Irmãos, José Vital, assinou o termo de Adesão ao  Projeto Mutirão Rua Digna do Governo do Maranhão.

O ato aconteceu na Sede da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) em São Luís, na oportunidade o Secretário de Administração e o presidente da associação, foram recebidos pela coordenadora do Mutirão, Vânia, que passou todos os detalhes sobre esse grande projeto que irá beneficiar inúmeras cidade do Maranhão, inclusive São João do Caru.

O Secretário de Administração destacou: “Estamos nesta manhã juntamente com o José Vital, presidente da associação, assinado o termo de adesão ao Mutirão Rua Digna, projeto esse que beneficiar diretamente nosso município. O prazo para começar a execução do projeto é de máximo 30 dias. O projeto é do Governo do Estado, mas tem todo apoio do prefeito Xixico.” Ressaltou Herbet.

Entenda mais sobre o Rua Digna
O ‘Mutirão Rua Digna’ é uma das estratégias do Governo do Estado para estimular o comércio de bens e serviços, movimentar a economia e abrir oportunidades de trabalho. A ação consiste na parceria entre gestão estadual e municípios, para obter mão obra a ser utilizada na recuperação de ruas dos bairros. O Termo de Colaboração será firmado com sindicatos, associações comunitárias, entidades religiosas de cunho social e cooperativas. Estão habilitados municípios da região metropolitana de São Luís, incluindo a capital, e as 30 cidades contempladas no Plano ‘Mais IDH’.

O projeto traz uma experiência nova, que além do calçamento na periferia e na área rural, tem o objetivo de gerar trabalho e renda, pois as pessoas que vão desenvolver a ação devem dar preferência na contratação de pessoas da própria comunidade para a realização dos serviços. É uma alternativa para contribuir com a geração de emprego e renda, além do resgate da cidadania”.

O programa movimenta o comércio local e eleva a valorização das habitações do entorno das obras. “As ruas sendo pavimentadas, você valoriza a propriedade. Por outro lado, auxilia pessoas que tem dificuldade com locomoção a se deslocar. Em outro ponto de vista, se cria um espaço lúdico para o lazer das crianças. É focar mesmo no resgate da cidadania. É contribuir com o empoderamento dessas associações que debatem sobre a vida comunitária”

“Esse projeto vem somar nos esforços do governo estadual para estímulo da economia e a inserção de pessoas no mercado de trabalho, movimentando os negócios em regiões de grande demanda e integrando a gestão e sociedade”, avaliou a secretária interina de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Maria Virgínia de Andrade.

Entre os serviços a serem realizados no projeto estão a pavimentação das ruas, reparo de imperfeições, colocação de bloquetes, terraplanagem e serviços complementares de infraestrutura com drenagem superficial (meio fio, sarjeta e calçada). Os recursos para as obras são garantidos pelo Governo e nesta primeira fase, mais de 100 instituições serão cadastradas.