Bancários do Maranhão encerram greve nesta sexta-feira (7).

Esta foi uma das greves que mais durou. A paralisação começou no dia 6 de setembro e nesta sexta-feira o movimento paredista completaria 32 dias.

A  greve dos bancários, no Maranhão, terminou na maioria das agências dos bancos públicos e privados. A decisão foi tomada após assembleias da categoria, realizadas na noite desta quinta-feira (6). O Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA) informou que apenas as agências da Caixa Econômica Federal seguem sem funcionar normalmente, por tempo indeterminado. Sendo assim, a partir desta sexta-feira (7), os atendimentos nas agências do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste serão retomados.

De acordo com o presidente do sindicato, Eloy Natan, a categoria não ficou satisfeita com a proposta apresenta pelos banqueiros, contudo boa parte dos trabalhadores resolveu acordar pelo fim da greve por conta da aceitação nacional neste sentido. “Após a assembleia, ficou decidido que a greve continua apenas na Caixa Econômica Federal. A proposta foi rejeitada pelos bancários, mas diante do cenário nacional, os demais bancários decidiram voltar ao trabalho”, informou o sindicalista.
  
Negociação
A proposta apresentada Fenaban (Federação Nacional do Bancos), na noite de quarta-feira, foi reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. Esta foi a terceira proposta lançada para apreciação dos bancários. A proposta inclui ainda aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá, além de 15% no vale alimentação. Outro compromisso acordado dos bancos foi em garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas. Este acordo tem validade de dois anos. A Fenaban aceitou conceder abono total dos dias parados, mas apenas das assembléias desta quinta.