Bom Jardim tem nota zero no Ranking da Transparência do Ministério Publico Federal

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (08) o novo ranking da transparência, que avaliou o cumprimento da lei da transparência em todo o país. Bom Jardim recebeu nota zero na primeira avaliação realizada em dezembro de 2015 e a nota 0,4 na segunda avaliação realizada em junho de 2016.

Apesar do nível de transparência de estados e municípios brasileiros ter aumentado cerca de 31% em todo o país, no caso de Bom Jardim, a nota, por pouco não continuou no zero. A baixa nata pode ser fruto de péssimas gestões sem transparência, inclusive alvos de investigações em supostas fraudes licitatórias desde o governo Lidiane até o atual governo de Malrinete Gralhada. 

Dentre os municípios maranhenses pesquisados, o destaque fica para Caxias com 9,5, e Timon com 9,0, que obtiveram a melhor nota no estado e ocupam a 1ª e 2ª posição. Bom Jardim divide a 157ª posição com mais doze municípios, nas ultimas colocações, com as pontuações mais baixas do Ranking da Transparência do Ministério Publico Federal.

O Índice Nacional de Transparência, média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros, subiu de 3,92 em 2015, para 5,15 em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência, assim como Bom jardim, serão acionados judicialmente. Nesses casos, além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência, o MPF analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.