Maranhão está em alerta contra surtos de dengue, zika vírus e chikungunya

São Luís e outros 21 municípios maranhenses estão em "situação de alerta" contra surtos de dengue, zika vírus e febre chikungunya, de acordo com Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) divulgado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde.

Os dados divulgados pelo órgão ministerial revelam que apenas três cidades do estado maranhense estão em situação considerada de risco - São Mateus do Maranhão, Tuntum e Vargem Grande. Ao todo, 199 municípios brasileiros estão na mesma classificação.

O Maranhão também aparece na lista dos 18 com confirmação laboratorial de zika vírus. Além disso, o Estado também está na lista dos que registraram casos "importados" (provenientes de outras unidades federativas) de febre chikungunya.

Entenda as diferenças entre Dengue, Zika e Chikungunya.

As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o aedes albopictus. A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.

SINTOMAS
A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

PERIGOS e COMPLICAÇÕES
Dengue
A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya
A a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika
As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.
  
TRATAMENTO
Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Ações para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti

Ações simples podem acabar com os focos do mosquito Aedes. Precisamos de todos nessa luta. Faça a sua parte! 
1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.
11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.
12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.
Combata o mosquito da Dengue, pois ele também transmite a Chikungunya e o Zika vírus.