Lençóis maranhenses estão entre os atrativos turísticos mais publicados em rede social

Um levantamento do Observatório do Turismo no Maranhão apontou que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi uma das três atrações que alcançaram o maior percentual de publicações feitas, em uma rede social, entre os meses de janeiro à março deste ano. A pesquisa teve como base a quantidade de hashtags feitas citando a região.

Além dos Lençóis Maranhenses, outros dois pontos turísticos importantes do Maranhão, também apareceram bastante nos mecanismos de busca na rede social. São eles o Centro Histórico e a Praia do Calhau, ambos localizados em São Luís.

O município de Barreirinhas, cidade localizada a 252 km de São Luís, também apareceu nos mecanismos de busca da rede social. Isto acontece já que o município é uma das principais portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O vilarejo de Atins, no litoral do Maranhão, também apareceu na lista de buscas, desde a primeira vez que o relatório passou a ser publicado, desde o ano passado. A área possui uma localização estratégica, ficando apenas 2,5 km de distância do início das dunas e lagoas, que estão dentro do parque.

Parque mais buscado

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses também foi o parque nacional do Brasil mais buscado no país nos últimos 12 meses no Google, de acordo com um levantamento feito pela equipe de dados da plataforma de pesquisa. Em segundo lugar, apareceu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Goiás, e em terceiro o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e a cerca de 250 km da capital São Luís.

Na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, as paisagens mais conhecidas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em junho de 1981, são as lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.

Disputa ao título de Patrimônio Natural da Humanidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, segundo a lista da ONG World Heritage Watch (WHW). A indicação é feita pelo país que o abriga para depois ser sancionada pela Unesco.

A entrada dos Lençóis Maranhenses na lista confere um status de prioridade na conservação do sítio; com o título de patrimônio natural, o seu estado de preservação fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

Entre os 10 itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), "os locais precisam ter um valor universal excepcional". O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.

Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são, então, examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar inscrito devido a suas belezas naturais deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.

Candidatura aprovada

No dia 4 de março deste ano, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou que recebeu uma carta da Unesco informando que a candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título Patrimônio Natural da Humanidade atendeu a todas as exigências técnicas. Uma comissão da entidade virá ao Maranhão fazer uma avaliação presencial do parque.

Ranking mundial

O jornal norte-americano The New York Times elegeu os 52 melhores destinos para se visitar em 2023. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses aparece na 11ª posição.

Nos Lençóis Maranhenses, o grande atrativo para o jornal são as dunas brancas, com as piscinas naturais descritas como "sobrenaturais".

Com o título de patrimônio natural, o estado de preservação do Parque Nacional fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.