Bom Jardim avança na produção de peixe e associação de piscicultores festeja conquistas

Evento em comemoração ao primeiro ano da APBVAP reuniu criadores de peixes da região do Vale do Pindaré.

Comemorando um ano de fundação, a Associação dos Piscicultores de Bom Jardim e Vale do Pindaré (APBVAP) festejou as conquistas alcançadas em solenidade realizada nesta sexta-feira (15).  Uma noite de homenagens, prestigio e reconhecimento. A diretoria da associação criou um troféu para homenagear autoridades e personalidades que contribuíram com a associação durante os últimos 12 meses .

O evento contou com a participação de associados e representantes do poder público, dentre eles, a Prefeita de Bom Jardim Cristiane Varão, o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca Sergio Delmiro, o Presidente da Câmara Municipal Rhony do Igarapé dos Índios, equipe técnica da área de produção e membros da Associação.

O presidente da APBVAP, Ronilson Monteiro destacou os desafios enfrentados no inicio, trabalho este que começou lá atrás, quando se reuniu com o também produtor Misael Santos e decidiram tomar a iniciativa, logo depois, 16 piscicultores já encabeçavam o projeto, hoje a entidade já conta com mais de 160 associados e abrange quatro municípios; Bom Jardim, Igarapé do Meio, Newton Bello e São João do Caru.

No primeiro ano foram varias conquistas, uma delas, a parceria com o município que disponibilizou uma engenheira de Pesca que passou a assistir os produtores da associação. Outros benefícios é a compra de insumos mais baratos e também a capacitação constante dos associados. Graças as novas técnicas, hoje existem produtores que conseguem fazer duas safras por ano.

A prefeita Cristiane Varão e o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca Jesaias Pontes, afirmaram que irão ampliar o apoio dado aos piscicultores, a vinda do Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, por exemplo, foi um convite feito através da prefeita Cristiane.

O vereador Rhony do Igarapé dos Índios, presidente da Câmara de Bom Jardim, reafirmou o compromisso em lutar em prol dos piscicultores bomjardinenses. “Agradeço aos associados e ao presidente da APBVAP pelo convite e reafirmo a parceria entre o legislativo e executivo para trabalharmos lado a lado em busca de promoção e desenvolvimento da Piscicultura em nosso município.” Destacou.

O presidente da Associação, Ronilson Monteiro está otimista com as novas parcerias. “As nossas perspectivas são as melhores, agora teremos ajuda tanto do Governo Estadual e Municipal, tenho certeza que nossa cadeia produtiva crescerá mais ainda, acredito que se fizer um novo senso, estaremos em primeiro lugar na produção do estado.” Comemora.

O Secretário de Agricultura e Pesca do Estado do Maranhão, Sergio Delmiro, destacou a evolução da aquicultura no município. “Parabenizar pela grande evolução dos piscicultores de Bom Jardim, o como evoluíram no formato de comercialização e na técnica do pescado, estive presente não só pra prestigiar, mas também para demonstrar o apoio do Governo do Estado para a associação” Ressaltou.

Bom Jardim avança na produção de peixes

Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Pesca (SAGRIMA) o município de Bom Jardim vem se destacando na aquicultura, ocupando a 4º colocação no ranking dos maiores produtores de peixe no estado do Maranhão. Os dados apontaram que o município produz cerca de 880 toneladas por ano, com previsão de aumento para 1200 toneladas para 2021.