Morre em Santa Inês o cantor, compositor e produtor musical José Ôniton

Responsável por revelar grandes nomes de artistas que ficaram conhecidos nacionalmente como Lairton, Tom Cleber, Adelino Nascimento, e outros.

Morreu na tarde deste domingo (06 de dezembro) o cantor, compositor e produtor musical, José Ôniton. Ele já vinha enfrentando, há cerca de três anos, vários problemas de saúde que se agravaram nos últimos dias. Hoje a família está de luto e todo o meio artístico lamenta o falecimento do artista que era uma figura muito importante para a musica maranhense.

José Ôniton nasceu em Itaipava do Grajaú, no sul do estado, e há mais de 30 anos morava no município de Santa Inês, onde contruiu uma história de sucesso. 

Ele tinha o sonho de ser cantor, mais com o tempo foi descobrindo que o talento dele era outro e acabou seguindo por outros dos vários caminhos da musica.

Em sua carreira José Ôniton se tornou produtor, compositor e empresário de muitos cantores, e acabou revelando nomes de músicos conhecidos nacionalmente, como, Lairton dos Teclados, Tom Cleber, Ray Douglas, Julio Nascimento, e muitos outros, Adelino Nascimento por exemplo, que também já faleceu, teve a carreira renovada por José Ôniton que ajudou a levar os sucessos dele para todo o País.

José Ôniton teve uma trajetória muito bonita na história da musica brega brasileira, pelo faro que tinha para descobrir talentos, ele acabou se tornando uma espécie de olheiro da Gravadora GEMA no norte e nordeste. A gravadora sediada no estado de São Paulo se especializou em lançar cantores de musica brega e, graças a José Ôniton, o Maranhão se revelou um celeiro desse tipo de artista, no final dos anos 90 e no inicio do ano 2000 a gravadora chegou a montar um estúdio para ele em Santa Inês para que os cantores não precisassem ir até São Paulo para gravar.

Ele descobria esses artistas e a gravadora lançava para o Brasil. Ôniton também ajudava os cantores na divulgação das musicas, tinha acesso livre em muitas emissoras de Rádio e Tv.

Como compositor chegou a compor 300 letras, todas de musicas brega, um gênero que ele gostava tanto que tinha uma coleção de cerca de 20 mil discos de vinil.

Hoje o meio artístico está de luto, José Oniton está nos braços de Deus.