Filhos de idosa que morreu com sintomas da Covid-19 não conseguem fazer teste em Santa Inês

Rosa Maria morreu na semana passada e o laudo médico aponta insuficiência respiratória, pneumonia e suspeita de Covid-19.

Além de viveram o drama de perder a mãe, em plena semana que antecedia o Dia das Mães, os filhos de uma idosa que morreu na semana passada no Hospital Municipal de Santa Inês, com sintomas da Covid-19, também suspeitam que estejam com a doença, mas não conseguem fazer o teste.

Os dias vão se passando e a saudade só aumenta, Rosângela Teixeira tenta encontrar força para superar a perda da mãe. As lembranças do pouco tempo que dona Rosa Maria da Conceição Teixeira, de 70 anos, passou no hospital ainda estão bem vivas na memória da filha.

Rosângela afirma que no hospital municipal ela foi levada para um quarto comum. Dona Rosa fazia parte do grupo de risco e a família acredita que o tratamento oferecido a ela não tenha sido adequado.

Filhos de idosa que morreu com sintomas da Covid-19
não conseguem fazer o teste em Santa Inês.
“Eu não sou médica, mas pelo quadro clínico da minha mãe e uma pessoa nessa idade, 70 anos, diabética, cardíaca, hipertensa, com 50% do pulmão funcionando, o que eles deveriam fazer? Procurar todo o procedimento de entubação, seja lá do que for. Tomar as medidas possíveis ara salvá-la, mas não pegar e colocar em uma sala, uma sala tão quente, que até eu fiquei com falta de ar lá dentro, isso é revoltante”, desabafou a filha da idosa.

Dona Rosa morreu na semana passada, o laudo médico aponta insuficiência respiratória, pneumonia e suspeita de Covid-19. A angustia dos filhos é maior, porque a idosa não foi submetida ao teste que comprova a infecção pelo coronavírus.

“Só estavam dizendo que o problema dela era dos rins e do coração. E que ela deveria fazer uma consulta particular, porque lá não tinha nenhum médico”, relatou.

A transferência para um Hospital Macrorregional, que é referência no tratamento da doença seria uma esperança para os filhos, mas não havia leito disponível.

Além da dor de perder a mãe, os filhos que tiveram mais contato com dona rosa, ainda têm que conviver com a dúvida se contraíram ou não a doença. Rosângela e um dos irmãos já apresentaram os sintomas da Covid-19, e tentam conseguir os testes na Secretaria de Saúde do município.

A Secretaria de Saúde disse que o município dispõe dos testes de Covid, mas que não estão sendo feitos em massa, a aplicação depende da avaliação feita nos pacientes. Sobre as reclamações em relação ao atendimento à idosa, mostrada na reportagem, a Secretaria disse que iria apurar, mas ainda não respondeu.