Sancionada LEI que institui a regularização fundiária de Bom Jardim

O programa tem intuito de beneficiar pessoas de baixa renda, com interesse em regularizar seus imóveis, além de trazer inúmeros benefícios para a população.

O projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fundiária no município de Bom Jardim/MA foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado no ultimo dia 13 de agosto pelo prefeito municipal Francisco Alves de Araújo.

O programa tem o intuito de beneficiar pessoas de baixa renda, com interesse em regularizar seus imóveis, desde que estejam dentro das exigências da lei, além de trazer inúmeros benefícios para a população onde deixam de ser posseiros para serem definitivamente proprietários, com isso, entre outros benefícios será possível colocar o imóvel como garantia para financiamentos por exemplo.

O objetivo do projeto que deve ser executado com a participação da Secretaria de Finanças através do Departamento de Tributos é o reconhecimento do domínio sobre o imóvel urbano ou urbanizado, localizado em área urbana consolidada, implantada e integrada à cidade.

Segundo a Prefeitura do Município, o próximo passo é a formalização da contratação de uma empresa para fazer o levantamento topográfico e o estudo dos lotes das famílias interessadas. Para isso, será realizado o edital de chamada pública, ainda sem data definida.

VEJA OS BENEFÍCIOS:

  1. Emissão do Título Definitivo de Propriedade!
  2. Possibilita que o Cartório emita a “Escritura da Propriedade”!
  3. Com o Título Definitivo de Propriedade, o proprietário pode dar o “Imóvel em Garantia” para financiamento pelo banco para empreender (Salão de beleza, Lanchonete, restaurante etc !
  4. O dono do imóvel deixa de ser “Posseiro” para ser “Proprietário”!
  5. Resolve problemas fundiários urbanos!
  6. Dá garantia para os herdeiros dos Proprietários dos imóveis!
  7. Dá garantia ao proprietário para vender o imóvel ou deixar para os seu herdeiros!
  8. Grande valorização do imóvel, por ter documentos (título de propriedade)!
  9. Os que possuem NIS receberão inteiramente gratuito o Título Definitivo de Propriedade, inclusive com as Plantas de Localização e de Situação do imóvel!
  10. Os que o terreno for menor que 250 metros quadrados, receberão o Título Definitivo de Propriedade Gratuitamente!