Justiça decreta prisão do Vereador Antônio Cesarino em Bom Jardim

Cesarino voltou a ser preso nesta terça-feira (13), desta vez por coagir testemunhas de um processo, que apura desvios de recursos da Câmara Municipal, que tramita contra ele na justiça. 

A Policia Civil do Estado do Maranhão deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra o vereador Antonio Gomes da Silva, mais conhecido como Antonio Cesarino, preso no final da tarde desta terça-feira (13) no município de Bom Jardim/MA.

O mandato de prisão foi assinado pelo juiz de direito titular da Comarca de Bom Jardim, Bruno Barbosa Pinheiro, que determinou a prisão do vereador atendendo a um pedido formulado pelo Ministério Público do Maranhão.

Na mesma decisão, o magistrado também impôs medidas cautelares contra a esposa de Cesarino, a ex-vereadora Ana Lídia, que inclui o monitoramento eletrônico. Ambos são acusados de desvios de recursos públicos da Câmara Municipal de Bom Jardim.

De acordo com as investigações, Antônio Cesarino, em parceria com outras pessoas, cometeu diversos crimes como falsificação de documentos públicos e particulares, estelionato simples e qualificado, além de lavagem de dinheiro.



Em junho de 2019, Cesarino foi condenado à quatro anos e cinco meses de prisão por ludibriar agricultores e forjar documentos. Ele prometia a vários sindicalizados que estavam inadimplentes que pagaria o débito ao sindicato em troca de votos na eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No entanto ele falsificava recibos. 

Desta vez, o parlamentar foi preso por coagir testemunhas em um processo que tramita na justiça. O pedido foi assinado pelo promotor Fábio Santos de Oliveira, sempre bastante atuante no combate a corrupção e a criminalidade. .