Funai registra nova invasão a terras indígenas em São João do Caru, MA

Famílias estariam retornando a uma área onde já tinham saído e que pertence aos índios Awa Guajá.

As famílias removidas na operação de desintrusão da Terra Indígena Awá-Guajá em 2014 após uma decisão judicial, estariam retornando a uma área da terra na região de São João do Caru, no noroeste do Maranhão. Na época, a Justiça determinou a saída de todas as famílias da área com um projeto de assentamento pelo Incra na região da cidade de Parnarama, no leste do estado.

Segundo a Frente de Proteção Étnico-Ambiental Awa, ligada a Fundação Nacional do Índio (Funai), os Índios Awa Guajá da região de São João do Caru estão sendo vítimas de novas invasões de terra por parte de fazendeiros e posseiros. Atualmente, os fazendeiros não moram na área pertencente aos índios, mas fazem uso da terra derrubando árvores e colocando gado para pastar na região.

No entanto, segundo a própria Frente de Proteção Awa, eles estariam insatisfeitos porque os reassentamentos não estariam sendo cumpridos para uma parte das famílias e causando o retorno deles às terras indígenas. A Medida Provisória de Jair Bolsonaro que tirou da Funai a demarcação de terras indígenas também estaria reforçando as invasões e o retorno das famílias.

"No contexto da MP 870 que coloca para a Agricultura a demarcação de terras, na semana passada, tivemos informações de que um carro de som estaria convocando pessoas a uma reunião. Eles fizeram essa reunião neste domingo (13) no Povoado Maguary, com informações de uma possível invasão na área. Mas não houve nada até agora. O que nós tivemos informações é que eles vão fazer um documento e enviar ao Ministério para fazer uma revisão da demarcação e retornar à área", declarou Bruno de Lima, coordenador da Frente de Proteção.