Prevendo saída de cubanos, edital abre 469 vagas para médicos no MA

Salário de R$ 11.800,00 busca atrair profissionais para 154 cidades do Estado, a maioria em regiões de extrema pobreza, assim como Bom Jardim que dispõe de 5 vagas.

O Ministério da Saúde publicou no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (20) o edital com cerca de 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos em todo o país. No Maranhão, 469 vagas foram abertas em 154 municípios. Confira a lista de vagas em cada cidade do Estado.

A maioria das regiões do Maranhão incluídas no edital são de extrema pobreza, como nas cidades de Bom Jardim, São João do Caru e Zé Doca. A cidade com maior número de vagas é Chapadinha, com 15 disponíveis. O salário é de R$ 11.800,00. 

As vagas são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio da saída de Cuba do programa Mais Médicos, na semana passada.

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, 457 médicos cubanos trabalham na saúde básica em 167 municípios do Maranhão. Dentre todos do país, o Estado é o sexto com maior número de médicos pelo programa Mais Médicos.

Médica Cubana Esperanza Gonzáles atua na zona rural de
Bom Jardim e já era conhecida pela população.
Em Bom Jardim, cinco médicos cubanos prestam serviços à população, a maioria trabalha na zona rural do município. A médica cubana Esperanza Gonzáles já se tornou conhecida na comunidade, há dois anos e meio ela realiza consultas no posto de saúde do Povoado Cassimiro e faz visitas de casa em casa.

Com a visita domiciliar os profissionais conseguem prestar assistência a pessoas com prioridades que muitas vezes não tem condições de ir aos locais de consulta; idosos, hipertensos, diabéticos, acamados e recém nascidos são prioridades. A população local lamenta a despensa desses profissionais.

Detalhes do edital

  • Serão 8.517 vagas em todo o país, sendo 469 só para o Maranhão
  • No primeiro edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) com registro no CRM do Brasil;
  • As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br;
  • No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação;
  • Os médicos devem iniciar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro; a data-limite é 7 de dezembro;
  • Se houver vagas remanescentes, um segundo edital será lançado em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros;
  • Para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer o Revalida. Eles poderão fazer o Revalida caso queiram exercer atividade também fora do programa.