Câmara de Vereadores cassa mandato do prefeito de São João do Caru

Em decisão unânime, todos os onze vereadores do município votaram pela cassação do mandato do prefeito Xixico Vieira.


A Câmara de Vereadores do Município de São João do Caru, cassou por unanimidade, o mandato do prefeito Francisco Vieira Alves, mais conhecido como Xixico. A sessão foi realizada na tarde desta quinta-feira (15). Todos os 11 vereadores chegaram a um consenso e decidiram pela cassação do gestor por conta da prática de infrações político-administrativas, previstas no art. 4°, incisos VII e VIII, do Decreto Lei 201/67.

Segundo a denúncia que vem sendo investigada por uma Comissão Processante, o prefeito Xixico arrecadava contribuições previdenciárias dos salários dos servidores públicos municipais, mais não repassava os valores para a Previdência Social.

Xixico já havia sido afastado de suas funções pela Câmara Municipal, em 08 de novembro de 2017, quando todos os onze vereadores que compõem o parlamento votaram favorável ao afastamento (Reveja), por possíveis atos de improbidade administrativa cometidos pela administração durante os primeiros 11 meses de mandato, e retornado ao cargo seis dias depois após conseguir uma liminar na justiça (Reveja).

O Ministério Público do Estado do Maranhão, através da Promotoria de Justiça de Bom Jardim também ingressou, no dia 25 de janeiro de 2018, com uma Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa contra o prefeito. A ação que pede a decretação de indisponibilidade dos bens e o afastamento de  Xixico Vieira, foi baseada em uma série de irregularidades cometidas (Veja  clicando aqui!).

Por: Josivan Rodrigues, jornalista 0001819/MA.