Mulher que maltratava a própria avó, que veio a óbito, torrava o dinheiro da aposentada em farras

Informações dão conta que a acusada recebia a aposentadoria da idosa e gastava tudo em farras com os amigos.
A idosa Francisca Pereira da Silva, 74 anos, veio a óbito por uma infecção generalizada, causada por um ferimento no pé esquerdo.  Segundo apuração do blog, o corte foi originado no momento de uma briga entre sua neta e seu companheiro, ocorrida a cerca de 15 dias antes da sua morte. Como ela era diabética, e não recebeu nenhum tratamento adequado, o problema se agravou.

Francisca Pereira da Silva vivia sobre os cuidados de sua neta, Betiene Bezerra Nunes de 26 anos, e seu companheiro, André Parentes Mesquita. Constantemente a acusada recebia chamados do Ministério Público, e por muitas vezes assinou termos de responsabilidade, onde se comprometia cuidar bem dos idosos. Isso mesmo, ela era responsável também pelo seu avô Raimundo Pereira da Silva, que faleceu no dia 23 de fevereiro de 2017. O idoso foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A idosa era uma paciente acamada, ou seja, recebia periodicamente acompanhamento em casa, mas segundo informações, Betiene passou a recusar a assistência e ainda fez ameaças às equipes do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Conselho Tutelar.

O que chamou a atenção do Conselho Tutelar, foi uma denuncia feita pela direção da escola, que o filho de 10 anos, o mais velho dos 5 que Betiene tem, chegou reclamando que já estava a dois dias sem comer nada em casa. Partido desse principio, a equipe solicitou o auxilio da PM e foi constatar a denúncia, mas quando chegou à residência da acusada, se deparou com o estado caótico em que se encontravam os filhos e a avó. Segundo um visinho, o Conselho só conseguiu entrar na residência porque estava na companhia da polícia, pois Betiene se recusava permitir a entrada dos Conselheiros.

Depois que a idosa foi lavada para o Hospital Adroaldo Alves Matos por volta de meio dia, Betiene ainda foi visita-lá, e segundo informações, chegou até a discutir com a enfermeira que estava de Platão. Francisca Pereira da Silva não resistiu e faleceu às 13:45, ou seja cerca de um hora depois que chegou ao hospital.

Informações dão conta que a acusada recebia a aposentadoria dos idosos e gastava tudo em farras com os amigos. Betiene Bezerra Nunes teve sua prisão preventiva decretada na quarta-feira (31) pelo promotor Fábio Santos Oliveira (Titular da Comarca de Bom Jardim) que já vinha acompanhando o caso há muito tempo, por isso não teve duvidas em sua decisão.

Betiene foi enquadrada por homicídio doloso
e por maus tratos. Seu companheiro André,
foi enquadrado por abandono de incapaz e por
maus tratos.
Betiene foi enquadrada por homicídio doloso (Ato criminoso em que alguém tem a intenção de matar outro indivíduo, tendo plena consciência de que sua ação pode tirar a vida de outra pessoa), maus tratos (Crime que consiste em submeter uma pessoa, sob sua guarda ou dependência, a castigos excessivos, a trabalhos exagerados ou a privação de comida e cuidados, prejudicando a saúde física ou mental dessa pessoa). Ela pode pegar até 20 anos de pena.

Já seu companheiro André, foi enquadrado por Abandono de incapaz (Art. 133 - Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena - detenção, de seis meses a três anos). E por maus tratos (Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina: Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa).

Em seu depoimento na delegacia, Betiene disse em sua defesa, que sempre cuidou muito bem da idosa, que ela não era diabética, ainda que dava todos os remédios, mas a sua avó não gostava de tomar e também se recusava de ir ao hospital. Disse também que nos últimos 15 dias sua avó só se alimentava de mingau, cuscuz e leite. Ela negou que era usuária de drogas. Betiene Bezerra Nunes é mãe de cinco filhos, quatro homens e uma garotinha de apenas 6 meses, e disse que ainda deseja engravidar mais uma vez e quer que seja menina. Vale lembrar que os filhos de Betiene ficaram sobre a guarda da avó materna que para ficar com as crianças, ela assinou um termo de responsabilidade.