Greve dos bancários completa um mês e segue por tempo indeterminado no Maranhão

Após 30 dias, greve dos bancários no MA segue por tempo indeterminado. A classe reivindica reajuste salarial e participação nos lucros das instituições.

A  greve dos bancários no Maranhão completa um mês nesta quarta-feira (5) e segue sem previsão de término. Na capital, 100% das agências de bancos públicos aderiram à greve. Nos bancos privados, a paralisação é parcial. A categoria paralisou as atividades no último dia 6 de setembro com uma mobilização na Praça Deodoro, Centro da capital maranhense. Eles reivindicam reajuste salarial e maior participação nos lucros da instituição.

O que se comenta nas agências bancárias é que, mesmo com alguns serviços sendo oferecidos em caixas eletrônicos, as operações são ineficientes. Quem confirma isso é a funcionária pública Luzia Rocha. Além da dificuldade em resolver pendências, ela reclama da grande quantidade de pessoas usando os terminais.

“Eu até consigo resolver meus problemas, mas tem uns horários que é praticamente impossível. O ruim é que fica muito congestionado aqui dentro. Para sacar o dinheiro é uma luta muito grande, e fora que os serviços não são tão eficientes”, relatou.
O trabalhador autônomo José Laurindo conta que acha legítimo o movimento grevista, mas apela para que a população não sofra consequências. “Eu acho bom eles se manifestarem, é um direito, mas fica claro que quem sofre as consequências é a população, que não tem nada a ver com isso. Se pelo menos os caixas eletrônicos funcionassem normalmente, mas nem isso acontece”, queixou-se.

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) informou que reuniões são feitas diariamente pelo comanda de greve para avaliar o movimento. Segundo o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, uma reunião de negociação foi solicitada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e será realizada na tarde desta manhã.

“Hoje teremos uma reunião com a Fenaban para discutirmos as propostas. Vamos avaliar com o comando e discutir sobre o futuro da greve. Até agora, a greve continua sem previsão de término”, declarou. Fonte: G1 MA.