MPF ajuíza ação de improbidade contra Lidiane, ex-prefeita de Bom Jardim, MA

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) divulgou, nesta quinta-feira (25), por meio do site oficial do órgão, que foi ajuizada ação de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite da Silva, de 25 anos. Acusada de desviar verbas da educação no município, ela ficou conhecida como "Prefeita Ostentação" depois de postar fotos ostentando luxo na internet e ficar foragida 39 dias da Polícia Federal (PF).

No comunicado, o MPF informa que a ação tem como acusados a ex-prefeita, o ex-marido dela e ex-secretário de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, o Beto Rocha, e o ex-secretário municipal de Agricultura, Antônio Gomes da Silva.

Segundo o órgão ministerial, os três são acusados de "desvios de recursos federais destinados à merenda escolar (recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE/2013, no montante de R$ 292.324,00), fraude licitatória e associação criminosa".

O MPF também afirma que o processo segue em "segredo de Justiça" e não explica o motivo.

Tornozeleira eletrônica
Lidiane foi solta no dia 9 de outubro de 2015, após ter obtido a revogação da prisão na Justiça Federal. A determinação prevê que a ex-prefeita seja monitorada por tornozeleira eletrônica; compareça mensalmente a juízo para justificar as atividades; seja proibida de frequentar a Prefeitura de Bom Jardim e só se ausente de São Luís mediante autorização judicial.

Fonte: G1 MA