Governo tem sete dias para apresentar plano de contingência do coronavírus no Maranhão

Previsão é que plano seja apresentado ao Ministério da Saúde sexta (31). Segundo a Secretaria de Saúde, risco do coronavírus no estado é considerado pequeno.

Amostra laboratorial do coronavírus.
O Governo do Maranhão tem até o dia 6 de fevereiro para anunciar um plano de contingência do Coronavírus no estado. A data limite foi estipulada pelo Ministério da Saúde, que espera que todos os estados do país estejam preparados com ações de diagnóstico e combate à doença.

A expectativa é que o Maranhão entregue o documento nessa sexta-feira (31) para as autoridades de saúde. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o risco do coronavírus circular no estado é considerado pequeno. Atualmente, o Brasil possui nove casos sob suspeita.

A SES anunciou nessa semana, medidas preventivas envolvendo toda a rede de saúde estadual, por meio de um documento que foi divulgado para os profissionais de saúde orientando como proceder diante de casos suspeitos. De acordo com o órgão, o Maranhão possui kits para diagnóstico da doença, que já estão disponíveis, e são os mesmos usados para casos suspeitos do vírus H1N1.

O Porto do Itaqui e os aeroportos Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, e o Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, que são consideradas possíveis portas de entrada do vírus, já estão sendo monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que segue protocolos internacionais.