Projeto do judiciário busca incentivar o hábito da leitura e escrita a alunos de Bom Jardim e São João do Caru

Promovendo educação, um concurso também premiará duas redações a serem escolhidas entre os alunos. A cerimônia de lançamento oficial do projeto ocorrerá no próximo dia 05 de agosto. 

O projeto social “Escola Legal - doe livros e ajude a construir uma história” realizado pelo judiciário e instituído pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro, Titular da Vara Única da Comarca de Bom Jardim, foi criado com objetivo de estimular a leitura e a escrita dos alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais de Bom Jardim e do termo judiciário de São João do Caru, através da arrecadação e doação de livros, como forma de promover a educação, visando o pleno desenvolvimento da pessoa em formação e seu preparo para o exercício da cidadania.

A cerimônia de lançamento oficial do projeto ocorrerá no próximo dia 05 de agosto, ás 09 horas da manhã, no Fórum da Comarca de Bom Jardim. “Estão todos convidados, as escolas, professores, os alunos e a comunidade de modo geral, o evento acontecerá no Salão do Júri”. Convida Barbosa.   

O projeto será promovido em duas fases

A primeira fase constituirá na doação, arrecadação e entrega dos livros nas bibliotecas da cidade de Bom Jardim e São João do Caru.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá participar do projeto promovendo a doação de livros de literatura, as quais serão registradas em livro próprio pela Secretaria Judicial para posterior publicação e conhecimento público do quantitativo do material recebido;

Os livros doados pela comunidade da sede desta Comarca serão recebidos pela Secretaria deste Juízo situado à Rua Nova Brasília s/nº, Alto dos Praxedes, para posterior destinação aos alunos das escolas municipais de Bom Jardim;

Os livros doados pela comunidade de São João do Caru serão recebidos no Fórum local e pontos de coleta, na Acesso.com localizada na Rua do Comercio e na Livraria e Papelaria Moderna localizada na Avenida José Pedro em Bom Jardim.

Os livros arrecadados serão entregues nas bibliotecas municipais em funcionamento em Bom Jardim e São João do Caru, a fim de serem disponibilizados aos alunos das escolas municipais e à comunidade em geral, sob o compromisso que os livros doados se destinarão única e exclusivamente ao incentivo à leitura, sendo vedada a venda, cujos livros passarão a integrar o patrimônio didático e educacional das bibliotecas beneficiadas.

A segunda fase se constituirá do concurso de redação do qual participarão alunos da Rede Pública do ensino fundamental e médio, desde que devidamente escritos, seguida de escolha e premiação das duas redações a serem escolhidas entre os alunos da sede desta Comarca e do termo judiciário.

Para o juiz Bruno Barbosa, idealizador do projeto, “O interessante é fazer com que o aluno se interesse e mergulhe no mundo da leitura. A pessoa que tem um hábito de ler, ela aproveita melhor o seu tempo e isso acaba contribuindo para afastar os jovens das drogas e da criminalidade, além do engrandecimento pessoal do aluno”. Destaca o magistrado.

No vídeo a seguir o juiz Bruno Barbosa dá mais detalhes sobre o projeto. Assista!

Por: Josivan Rodrigues, jornalista 0001819/MA.