Polícia Militar intensifica combate a pesca predatória no Rio Pindaré

Primeiro passo será a realização de um treinamento dos homens que vão trabalhar no policiamento embarcado no rio e nos lagos da bacia do Pindaré.

A Polícia Militar vai intensificar o combate a pesca predatória e outros crimes ambientais na área de influência do Rio Pindaré. O treinamento de combate a pesca predatória é um projeto de iniciativa da Polícia Militar (PM) em parceria com a Marinha através da Capitania dos Portos. O principal objetivo da PM é reforçar o combate a pesca predatória, um crime muito comum na bacia do rio Pindaré.

Um total de 22 alunos estão participando do curso, entre eles policiais militares, civis e bombeiros que vão trabalhar com o policiamento embarcado no rio e nos lagos. O curso tem duração de duas semanas, na qual os alunos recebem noções de combate a incêndio, primeiros socorros, navegação, operação de motores, meio ambiente, meteorologia, estabilidade e regras de manobras de embarcações.

PM intensifica combate a pesca predatória no Rio Pindaré.
Desde que assumiu o comando do 7° Batalhão, o tenente-coronel Mário Sérgio Cutrim já liderou pelo menos quatro operações de pesca ilegal no rio e lagos da região em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Pindaré e a colônia de pescadores. Ele explica que nessas ações são destruídas as armadilhas que possam impedir a circulação dos peixes e capture os que ainda estão pequenos e que Pindaré-Mirim será o primeiro do estado a ter um serviço especializado.

“Nós vamos lançar primeiro o curso que vai habilitar primeiro os policiais militares a pilotar lanchas, o segundo passo é trazer uma equipe que vai orientar e dar um curso de operações táticas ribeirense. Essa equipe está em São Luís, nós só vamos aliar com o comando e o terceiro passo é lançar o policiamento fluvial em Pindaré”, explicou.

O comandante diz que o policiamento embarcado pode beneficiar as outras áreas do combate a criminalidade. “Podemos evitar o tráfico de drogas no rio Pindaré e dar uma atenção especial a população ribeirinha porque de carro fica com difícil acesso. Com a lancha e com o jet ski fica mais fácil atender a qualquer tipo de ocorrência na área ribeirinha daqui de Pindaré”, finalizou.

Fonte: G1 MA.