Vice-presidente da Câmara de Vereadores toma posse como prefeito provisório de Bom Jardim

Vice da Câmara assume porque a prefeita Lidiane está afastada, assim como a vice-prefeita Malrinete e o presidente da Câmara de Vereadores, Arão.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jardim, no exercício da presidência, o agricultor Manoel da Conceição Ferreira Filho, o Sinego, do PRB, tomou posse em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (21) como prefeito de Bom Jardim.

A posse do vice do legislativo só foi possível devido a prefeita eleita em 2012, Lidiane Leite, ter sido afastada pela Justiça em agosto de 2015. Em seu lugar assumiu a vice-prefeita Malrinete Gralhada que praticou ainda mais atos de improbidade que sua antecessora e acabou também sendo retirada do cargo por decisão assinada pelo juiz Raphael Leite Guedes, na última quarta-feira (19).

Ao determinar o afastamento de Malrinete, o juiz solicitou a imediata comunicação sobre a decisão a Câmara Municipal para, proceder a convocação da sessão solene extraordinária e lavratura da ata e termo de posse e exercício provisório, enviando a documentação comprobatória do cumprimento da decisão, no prazo de 24 horas.

“Após a posse de Manoel da Conceição Ferreira Filho, oficie-se as instituições bancárias onde o Município de Bom Jardim possui conta, para ciência do afastamento da Prefeita e de sua substituição pelo Presidente em exercício da Câmara Municipal devendo providenciar a imediata habilitação de seu autógrafo junto à instituição bancária, a fim de evitar maiores prejuízos ao Município”, determinou o magistrado Raphael Guedes.

Na escala hierárquica quem assumiria o executivo municipal seria o chefe do poder legislativo, Arão Sousa da Silva, acontece que, diante de uma decisão da Justiça no mês de agosto deste ano, o presidente da Câmara também foi afastado do cargo pelo período de 120 dias por ter infligido o Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Município, ao revogar o decreto que determinava a perda do mandado da ex-prefeita Lidiane.

O novo prefeito que tomou posse hoje (o terceiro em menos de quatro anos), foi eleito vereador em 2012 com 493 votos, ficando na 11º posição entre os 13 vereadores que compõem o parlamento municipal. Agora, em 2016, Sinego disputou a reeleição e obteve desempenho melhor, conseguindo 761 votos, ficando na 6º colocação.