Vice-prefeita Malrinete vai à Justiça para tentar assumir o cargo

Vice-prefeita não tem acesso à prefeitura de Bom Jardim (MA)
A vice-prefeita de Bom Jardim (MA), Malrinete Gralhada (PMDB), solicitou nesta terça-feira (25) um mandado de segurança no Fórum da cidade para assumir o comando do município, que ganhou destaque na última quinta-feira (20) após um escândalo de desvios de dinheiro público da educação investigado pela Polícia Federal (PF), com a fuga da prefeita Lidiane Leite da Silva (sem partido). Segundo ela, na cidade de 39 mil habitantes, a situação é de “abandono total”.

"Protocolei essa ação para assumir em exercício, fiz isso porque está abandonado o município, não tem prefeito, não tem saúde e educação, e como vice prefeita eu tenho esse direito de solicitar este posicionamento da justiça, pois sabemos que a câmara só pode se manifestar se houver vacância do cargo. Repito, essa ação não é para assumir definitivamente, e sim em exercício pelo atual estado de nossa cidade, aguardo o posicionamento da justiça" Disse Malrinete.

Eleita em 2012 pela coligação 'A Esperança do Povo', a vice-prefeita contou ao G1 que não despacha da sede da prefeitura desde 2013, quando a prefeita Lidiane, de 25 anos, passou a proibir sua entrada. “Ela rompeu comigo e com muitas outras lideranças e a partir de então disse que não era mais para eu entrar lá. Não participei de nenhum dia dessa administração”, relata.
  
O momento é de apreensão também para os servidores do município. Alguns estão sem receber, como os da área da saúde, que, segundo Malrinete, estão há três meses sem salário. A própria vice está sem receber há dois meses. “O povo quer uma decisão. As crianças estão sem merenda, sem escola. As aulas são em bar, debaixo de árvore”, diz.
  
Aos 49 anos, Malrinete afirma estar preparada para conduzir o Executivo municipal. “Estou esperando uma decisão da Justiça, e estarei pronta e preparada para o que for necessário”, garante.

Fonte: G1 MA