Conheça os maranhenses que estão nas Olimpíadas de Tóquio

 Delegação brasileira conta com 302 atletas, dentre eles, 12 são maranhenses.


Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 começaram oficialmente nesta sexta-feira (23). Nesta edição a delegação brasileira conta com 302 atletas, dentre eles, 12 são maranhenses. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), atletas brasileiros se classificaram em 35 modalidades. A expectativa é que o Brasil supere os recordes olímpicos anteriores.

Em 2021, a equipe do atletismo contará com 7 atletas do Maranhão. Mas não para por aí, ainda haverá maranhenses competindo nas seguintes modalidades: o hipismo, handebol, rugby e skate street. Nesse último esporte a representante do Maranhão, Rayssa Leal, a fadinha do skate, é uma das grandes promessas de medalha para o Brasil na modalidade.

A adolescente de 13 anos é considerada uma atleta de elite na modalidade street, disputada em circuito de rua. Rayssa é campeã brasileira, vice-campeão mundial e a mais jovem vencedora de uma etapa de Street League Skateboarding. Além disso, ela já foi indicada ao prêmio Laureus, o mais prestigioso do esporte, em 2019.


Em 2015, Rayssa ganhou notoriedade ao gravar um vídeo fazendo uma famosa manobra de skate fantasiada de fada. O vídeo viralizou no Youtube e aos sete anos, ela se tornou a “fadinha do skate” graças a sua habilidade fora da curva em cima das quatro rodinhas.

Destaque no hipismo, o maranhense Marlon Zanotelli, natural de Imperatriz, foi campeão nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e 13º no ranking mundial, também é uma grande promessa de medalha na edição dos jogos de 2021.

Ana Paula Rodrigues, 33 anos, nascida em São Luís, irá representar o Brasil em sua quarta Olimpíada. Ela é atleta de handebol e atua na na França, pelo Chambray Touraine. Começou sua trajetória no esporte ainda na escola, em 2001.

Dentre as 14 jogadoras do time de rugby, duas são gêmeas e maranhenses. Thalia e Thalita, atuam em um time do Piauí, o Delta e começaram na modalidade em 2017, na Associação Maranhense de Rugby (Amaru). A meta da seleção brasileira de rugby é melhorar o resultado conquistado em 2016.


Há também representantes maranhenses no atletismo e as chances de medalhas são grandes. Os sete atletas convocados são participantes de do CTMA, projeto patrocinado pelo Governo do Maranhão. Confira os nomes e as modalidades: Rodrigo Pereira (100m rasos e revezamento 4x100m masculino), Ana Carolina Azevedo (200m e revezamento 4×100 feminino), Alexsandro do Nascimento Melo (salto em distância e salto triplo), Eduardo de Deus (110m com barreiras), Thiago do Rosário (800m e 1.500m), Geisa Muniz (revezamento 4×400 misto) e Bruna Jéssica (revezamento 4x100m feminino).


O Maranhão em Olímpiadas anteriores

O Maranhão tem três medalhas olímpicas, duas com a zagueira Tânia Maranhão, conquistadas em em Atenas 2004 e Pequim 2008 e outra medalha de bronze com o atleta José Carlos Moreira no revezamento 4 por 100 metros, ao lado de Bruno Lins, Sandro Viana e Vicente Lenílson. Em 2021, os nomes maranhenses possuem grande chances de medalhas e podem adicionar mais algumas premiações ao Brasil e ao Maranhão. Agora é torcer por toda delegação brasileira.