Maranhão e Tocantins firmam parceria para nova rota turística

Roteiro entre Jalapão e Chapada das Mesas é repleto de cachoeiras.

A integração entre roteiros turísticos que garantam contato com a natureza, aventura e experiências culturais, já promovida por algumas agências de receptivo, tem sido uma das apostas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur/MA) e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc/TO) para dois importantes roteiros turísticos dos estados do Tocantins e Maranhão.

A estruturação de uma rota integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas foi a pauta de uma reunião ocorrida esta semana.

A proposta, que visa fomentar ações turísticas nos Estados que fazem divisa, tem sido vista com a oportunidade de fortalecer as regiões durante a retomada do turismo.

Ao todo, o novo roteiro turístico contempla 690 km, com uma variedade de atrativos naturais, além de acessos facilitados feitos pelo aeroportos de Imperatriz e Palmas.

Entre os atrativos que podem ser visitados no roteiro integrado, que garante um contato direto com a natureza, estão cachoeiras, fervedouros, dunas e lugares com águas cristalinas e de tonalidade azuis extraordinárias.

Chapada das Mesas e Jalapão

Um dos roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão está localizado em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas. Dentre os principais atrativos do Parque do Jalapão estão a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, as dunas, o fervedouro e comunidades quilombolas que permitem uma imersão cultural aos visitantes.

O Polo Turístico da Chapada das Mesas, composto por 12 municípios, recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente no período que vai de junho a outubro. As cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina, com temperaturas amenas em torno de 22° C, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o local.

As cachoeiras de São Romão e a Cachoeira da Prata se destacam por sua grandeza, e o poço azul e o encanto azul pelo tom azulado de suas águas, mas outras atrações como o trekking até o Morro das Figuras, o portal da Chapada e as trilhas ecológicas com inscrições rupestres, como a que leva até o Morro do Chapéu, não deixam nada a desejar no quesito aventura.