Pescadores retomam a pesca no Rio Pindaré após período de defeso

A pesca estava proibida em razão do período da piracema, que acontece durante a fase de reprodução e crescimento das espécies nativas.

Pescadores já podem voltar a pescar na bacia do Rio Pindaré no Maranhão.
Terminou no dia 31 de março o período de proibição da pesca por causa do Defeso. As restrições, que atingem varias regiões do estado, é uma estratégia do Ministério do Meio Ambiente para garantir a reprodução das espécies nativas dos rios, lagos e igarapés de todo o país, para que elas possam perpetuar e equilibrar os estoques para os meses seguintes. Portanto, durante o defeso, a prática da pesca é proibida.

O Período de Defeso ou período da piracema, conhecido por ser a época de reprodução e crescimento dos peixes, teve início na bacia do Rio Pindaré no dia 1º de dezembro de 2020 e durou até 30 de março de 2021. Durante este período também era considerada ilegal a comercialização de espécies nativas.

A piracema é um movimento migratório em que alguns peixes deslocam-se até a cabeceira dos rios. A subida dos peixes é realizada porque eles buscam encontrar o local ideal para reprodução, normalmente os peixes de piracema estão em busca de um local com água quente, rica em oxigênio e turva, uma vez que a água límpida facilita a predação. O termo piracema tem origem indígena e significa subida do peixe.