Conheça o plano de governo de Cristiane Varão candidata a prefeita de Bom Jardim

A candidata do PL apresentou propostas voltadas para a área da educação, saúde, assistência social, mulher, desenvolvimento econômico, gestão pública, meio ambiente, infraestrutura, segurança, cultura, esportes, laser e juventude.

Portal Atrativa lançou uma série de publicações trazendo ao eleitorado bomjardinense as propostas dos programas de governo dos candidatos à Prefeitura de Bom Jardim. As publicações estão sendo realizadas por ordem alfabética.

Hoje, dia 27, você vai conhecer as propostas contidas no Plano de Governo da candidata à prefeita Cristiane Varão (PL), da coligação “Compromisso com a Renovação”; ela que atualmente é vereadora do município vai para primeira disputa ao executivo, tem formação superior e é professora efetiva da rede municipal de ensino. Veja na integra o plano de governo:

Introdução

Este Plano apresenta as principais propostas da candidata Cristiane Varão e da “Coligação Compromisso com a Renovação”, compostas pelos partidos PL, PATRIOTA, PROS e MDB, para a administração municipal no período 2021-2024. O conteúdo programático da proposta foi desenvolvido a partir da experiência adquirida ao longo de sua trajetória de vida, como professora, vereadora, Dona de casa e Mãe.

O Plano ora apresentado traduz o anseio de uma gestão realmente comprometida com a reconstrução da cidade e com o bem estar da população Bomjardinense. Trata-se de uma proposta de políticas públicas na qual se vislumbra um amplo desenvolvimento social. Neste sentido, contempla em todos os setores idéias inovadoras que tem como eixo central parcerias com instituições públicas e privadas que atuam no âmbito municipal de forma que estas instituições passem a exercitar a máxima da responsabilidade social.

Será implementado um novo Modelo de Gestão na administração municipal, propondo e executando projetos estruturantes em serviços críticos para a população, com resultados altamente positivos nas diversas áreas de atuação do Governo.

No momento atual se observa que um dos maiores anseios da comunidade está voltado para o setor da saúde no que diz respeito ao âmbito estrutural hospitalar, como também a preocupação com surgimento de diversas epidemias que tem atingido boa parte da população nos últimos tempos. Dessa forma, pretende-se ampliar os serviços já existentes no município e implantar outros, que juntos garantam à comunidade uma assistência digna e contínua, através das estratégias constantes do corpo deste Plano.

Adoção de estratégias capazes de garantir à juventude o acesso a postos de trabalho, é um dos nossos compromissos de governo. Nessa perspectiva, serão traçadas ações que estimulem à implantação de empreendimentos industriais no município, bem como a realização de programas de capacitação e formação empreendedora com intuito de criar um ambiente de empregabilidade e oportunidade.

O crescimento econômico do município de Bom Jardim está diretamente associado aos setores da agricultura e pecuária, portanto, não se concebe pensar o desenvolvimento local sem fortalecer através de incentivos essas áreas, nem pensar na geração de empregos sem que haja o aproveitamento desse potencial econômico. Por essa razão, se pretende fortalecer a relação com instituições como a SAGRIMA, EMBRAPA, SEBRAE que atuam no âmbito municipal/regional para a implantação de pequenas empresas (individuais ou cooperativadas) voltadas ao aproveitamento e beneficiamento da produção agropecuária local, conforme a vocação de cada comunidade.

Ainda pensando na agricultura e no agricultor, a administração centrará esforços na manutenção das estradas vicinais por onde se escoa a produção e por onde trafegam as pessoas que produzem.

Outra ação de grande impacto da futura administração também com base na formação de parcerias será a construção de moradias populares através do Programa Minha casa, Minha vida. Vislumbra-se, nessa direção, uma articulação entre administração municipal, que participa com a doação de terrenos e agências financiadoras, que facilitam a construção e a aquisição de materiais.

Além das ações mencionadas, o governo “Compromisso com a renovação” pretende assumir uma postura proativa em relação às ações de cunho cultural e desportivo, como os Times de futebol, (masculino e feminino), Ciclismo (com a construção de uma ciclovia) por exemplo.

Além das parcerias locais se buscará incansavelmente o apoio de órgãos da administração pública nas duas esferas (federal e estadual) por meio de projetos voltados ao desenvolvimento local nas áreas prioritárias (emprego e renda, infraestrutura, saúde, educação, lazer, segurança, habitação) da nossa gestão e que se encontram elencadas ao longo deste documento. Durante todo o mandato a realização dos objetivos almejados estará atrelada a valores como trabalho, transparência, responsabilidade, realismo, consistência, criatividade e, acima de tudo planejamento. Esses são os princípios que deverão caracterizar uma administração forte e verdadeiramente comprometida com os anseios da população, marca da nossa trajetória política.

Destaque-se ainda que todas as ações propostas estarão em consonância com a legislação (federal, estadual e municipal vigentes) e obedecerão o princípio da sustentabilidade econômica e socioambiental.

Cabe ressaltar que este Programa não se configura uma ideia acabada ou imposta, mas apenas um esboço das principais ações a serem empreendidas, estando aberto a outras contribuições que possam vir a surgir ao longo da campanha eleitoral e no decorrer da gestão quando a administração se abrirá à participação da comunidade.

O Modelo de Gestão a ser implantado, com foco em instrumentos de planejamento e rigoroso acompanhamento de metas, é igualmente sustentado sobre uma forte disciplina de execução e meritocracia, também possibilitará a coleta e análise de informações preciosas para a concepção de novas soluções para a cidade no médio e longo prazo, soluções que levarão a cidade a atingir um posicionamento compatível com a sua importância para a região.

O Plano de Governo aqui delineado representa um modelo de gestão de alto desempenho com participação cidadã e reflete simultaneamente o pragmatismo e o idealismo da candidata. As propostas contemplam objetivos e projetos ambiciosos, com envergadura e complexidade que demandarão uma administração extremamente dedicada e competente, muito próxima e conhecedora das necessidades dos Bonjardinenses. 

Propostas de Governo

As propostas serão apresentadas para cada uma das principais áreas de foco deste Plano de Governo.

Educação

  • Valorizar os profissionais da Educação com a análise e revisão dos Planos de Cargos e Salários;
  • Promoção de melhoria na estrutura física e nos equipamentos das escolas e creches;
  • Implantação de biblioteca digital municipal (centro de pesquisa);
  • Implantar curso preparatório para o ENEM, e escolas técnicas (IFMA e IEMA )
  • Implantação do Programa de Informática nas escolas;
  • Introdução de plano piloto de escola em tempo integral envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades como reforço escolar, ensino profissionalizante, esporte e cultura.
  • Criar mecanismos de capacitação para os profissionais da Educação, inclusive da Educação Especial Inclusiva, com vistas a tornar mais eficiente o processo de ensino aprendizagem do Município;
  • Garantir a parceria do Município em ações que proporcione melhores condições para o desenvolvimento da Educação Indígena de nossa região, assegurando o apoio e o respeito à cultura dos mesmos;
  • Ampliar o atendimento em creches e pré-escolas, proporcionando um ambiente adequado à criança em seus primeiros anos de vida, com reflexo em seu desenvolvimento físico e mental;
  • Ampliar a oferta de educação no ensino fundamental;
  • Ampliar a oferta de educação especial inclusiva no município;
  • Garantir amplo acesso as creches para crianças com até três anos de idade;
  • Providenciar a construção e reforma de creches e escolas municipais;
  • Substituir as instalações das escolas que ainda funcionem nas chamadas casas de taipa (ou de pau a pique), por escolas de alvenaria que atendam aos requisitos necessários para o desenvolvimento da aprendizagem;
  • Garantir a distribuição de merenda escolar de qualidade, correspondendo às necessidades nutricionais dos alunos;
  • Garantir os equipamentos necessários, como carteiras, quadros, armários, computadores e etc, para o bom funcionamento das escolas;
  • Garantir transporte escolar adequado para alunos da zona urbana e zona rural;
  • Garantir a permanência e o sucesso do jovem no sistema escolar e a conclusão da educação básica com sólida formação;
  • Assegurar a inclusão dos educandos com necessidades educacionais especiais âmbito escolar, garantindo o atendimento educacional especializado;
  • Implantar a equipe multifuncional, com profissionais como: Psicólogos, Psicopedagogos, Terapeutas Educacionais, etc. buscando assim solucionar problemas educacionais nessa área, proporcionando melhores resultados de aprendizagem;
  • Ampliar e requalificar os programas de alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, com vistas à eliminação do analfabetismo desse público alvo;
  • Estabelecer programas de formação continuada para os profissionais da educação;
  • Cumprir de forma integral a lei municipal 567/2012;
  • Combater a evasão escolar, através do acompanhamento individual e da constante investigação dos motivos da ausência do aluno em sala de aula;
  • Garantir a participação de todo o corpo docente da escola na discussão e elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico);
  • Implantação de aula de educação física para as séries iniciais, proporcionando melhoria nas condições física e psicológica dos mesmos;
  • Realização de eventos para incentivar a prática esportiva nas escolas municipais com premiação para os alunos.
  • Realizar fóruns para debater a real situação da educação municipal, ouvindo sugestões que venham solucionar os problemas existentes;
  • Garantir o respeito aos duzentos dias letivos, inclusive com a garantia também de respeito ao tempo de permanência dos alunos em sala de aula;
  • Implantação do curso de empreendedorismo nas escolas, aos sábados, como carga horária extra;
  • Cursos técnicos em parceria com empresas;
  • Premiação para escola ( corpo docente, e demais profissionais) que obtiver maior avanço no IDEB.
  • Doação do Kit escolar para alunos da rede publica municipal em situação de vulnerabilidade econômica;
  • Reativar escolas rurais atualmente fechadas ou destruídas visando manter os alunos próximos de casa e valorizar as comunidades;
  • Construção de quadras esportivas nas escolas da zona urbana e zona rural nos povoados polos e abri-las para o uso da comunidade, nos finais de semana.

Saúde

  • Promover melhorias da estrutura física, dos equipamentos e dos serviços no hospital municipal, garantindo atendimento preventivo de saúde a toda população que precisa;
  • Programa de capacitação continua para profissionais atuantes na saúde visando à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cânceres comuns;
  • Cursos intensivos para capacitação na atuação dos agentes de saúde e agentes de endemias;
  • Recuperação da estrutura dos equipamentos de saúde (postos) já existentes que atualmente encontram-se em mau estado de conservação e com serviços deficitários;
  • Promoção de campanhas itinerantes, em todos os povoados, voltadas a exames oftalmológicos, diabéticos, ginecológicos e urológicos;
  • Reduzir o tempo de espera para consultas médicas no hospital da municipal, contratando mais profissionais de saúde;
  • Equipar o hospital com estrutura básica para realização de exames e de pequenas cirurgias.
  • Renovar a frota de ambulâncias da Central de Transportes Eletivos e emergencial;
  • Adquirir um odontomóvel para atendimento da população da zona rural em povoados que não possuem consultório odontológico;
  • Informatizar e conectar via internet todos os postos de saúde do município onde houver sinal de celular;
  • Implantar a coleta de dados informatizada dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, por meio de computadores portáteis tablets;
  • Implantar sistema de atendimento via internet (agendamento de consultas, resultados de exames e outros serviços) aos pacientes;
  • Ampliar para 20 o número de equipes de PSF do município;
  • Aquisição de duas ambulâncias para povoados Novo Caru e Vila Varig;
  • Aquisição de dois veículos com carroceria, para setor de endemias do município, sendo um deles destinado a região sul do município;
  • Implantar o centro de referência da mulher composto por atendimento jurídico, psicológico e assistencial com vistas a garantir o direito das mulheres;
  • Implantar o Centro de Referência e Assistência a Pessoas com alterações neuropsíquicas ( Autismo, Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC, Hiperatividade, Ansiedade, Depressão, Bipolaridade, Síndrome do Pânico entre outras) Dr. Antonio Lopes Varão.
  • Construção do Centro de Imagem Municipal.
  • Aquisição de um aparelho de Ultrassom na emergência hospitalar

Assistência Social

  • Criação da Casa do Idoso;
  • Criação de centro de apoio a jovens em conflito com a lei e usuários de substancias psicoativas;
  • Programa de orientação para prevenção de alcoolismo e drogas;
  • Combate e erradicação do trabalho infantil e a exploração sexual;
  • Capacitação dos conselheiros tutelares para atuação efetiva e correta de suas funções;
  • Implantar o projeto Tenho Nome e Sobrenome, que busca criar parcerias com cartórios, tribunais de justiça e bancos para todas famílias possam ter seus documentos.
  • Revisão do Cadastro Único para inserção nos Programas Sociais fazendo a busca ativa para incluir pessoas atualmente afastadas dos programas pela falta de acesso à informação;
  • Ampliar as ofertas de cursos e oficinas ministradas no CRAS;
  • Manter e ampliar as atividades do PETI;
  • Implantar para os jovens a Escola Municipal de Gestão da Cidadania e Políticas Públicas;
  • Intermediar parceria com a Vale para programa de estagio primeiro emprego;
  • Reestruturar o instituto Ser Feliz, ofertando aulas de balé, musica, natação, entre outros, com recursos do FIA;
  • Estabeler parcerias com SENAC e SENAR no intuito de implantar cursos profissionalizantes (Confeitaria, Artesanato, Padeiro, Manicure, Cabeleireiro, Mecânico, Técnico em informática, Maquiadora entre outros)
  • Garantir o cumprimento da legislação voltada ao segmento de pessoas com deficiência, pelo poder público e pela iniciativa privada.
  • Desenvolver campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Cultura, Esporte, Lazer e Juventude

  • Programas de incentivo as práticas de esportes e realização de eventos esportivos (passeios ciclísticos, maratonas, torneios e competições entre escolas);
  • Incentivar a cultura indígena do município;
  • Realização de miniolimpíadas interbairros e povoados;
  • Criar e equipar praças e desenvolver uma política de incentivo as atividades recreativas para todas as idades;
  • Fortalecer o futebol municipal e suas competições.
  • Fortalecer a prática esportiva nas escolas;
  • Ampliar o programa capoeira na escola
  • Resgatar os festejos de manifestações culturais (carnaval, natal, réveillon).
  • Incentivo e reconhecimento das produções culturais históricas de Bom
  • Jardim;
  • Auxiliar os Jovens cristãos da cidade de Bom Jardim com custeios e transportes para retiros, festas e praticas espirituais.
  • Criação do Conselho Municipal de Cultura e Estatuto Municipal de Cultura.
  • Criação de Associação Cultural e Associação Esportiva;
  • Incentivo e ajuda custo para jovens talentos, nas áreas de musica, dança, artes, esporte e afins;
  • Promoção de cursos profissionalizantes voltados para juventude, como uma forma de incentivar o empreendedorismo;
  • Fomento do Cadastro “Jovem Aprendiz” para inserir jovens no mercado de trabalho;
  • Criação de Centro Esportivo.

Mulher

  • Fortalecimento das políticas públicas direcionadas a mulher;
  • Manutenção de assistência jurídica;
  • Ampliar, consolidar e qualificar os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência;
  • Desenvolver um programa que auxilie a prevenção a gravidez na adolescência;
  • Ampliar as campanhas de combate à violência contra a mulher;
  • Dar suporte as vítimas para garantir o entendimento referente a medidas previstas na Lei Maria da Penha;
  • Ampliar a oferta de cursos de formação profissional para as mulheres, compreendendo as áreas diversificadas inclusive aquelas com menores índices de atuação femininos;
  • Mapear e proporcionar canais de crédito, microcrédito e empreendimentos para mulheres;
  • Realizar uma feira anual com empreendimentos compostos unicamente por mulheres
  • Promover a isonomia de rendimentos e a igualdade de tratamento no mundo do trabalho, com equidade nos postos de trabalho e promoção do trabalho decente;
  • Fortalecer a política de prevenção e combate ao assedio sexual;

Desenvolvimento Econômico e Gestão Pública

  • Incentivar e fortalecer a capacitação empresarial e empreendedorismo
  • dos pequenos e médios empresários locais;
  • Incentivar a participação de empresas de Bom Jardim em eventos e feiras
  • locais e regionais;
  • Promover a descentralização das ações do governo nas regiões Caru e Sul de Bom Jardim.
  • Inserir a educação financeira nas escolas fundamentais da rede municipal de ensino;
  • Iniciar programa de capacitação de Micro Empreendedor Individual (MEI) principalmente nas áreas de ofício básico como pedreiro, marceneiro, eletricista, pintor, encanador, dentre outras;
  • Discussão do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais;
  • Elaborar e implementar o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável - PMDRS, com a participação da comunidade;
  • Apoiar o produtor rural e sua produção nas áreas de piscicultura, agricultura, pecuária, agricultura familiar entre outras;
  • Diversificar a produção rural;
  • Capacitar e profissionalizar o produtor rural;
  • Estabelecer convênios com o comercio local para atrair os consumidores evitando a saída de recursos para outras cidades.
  • Melhorar as condições de trabalho dos servidores públicos municipais;
  • Realizar uma gestão transparente que combata a corrupção e valorize o alcance de metas e resultados;
  • Aperfeiçoar o serviço de ouvidoria buscando um atendimento mais efetivo e resolutivo para o cidadão;
  • Otimizar a gestão de projetos;
  • Buscar parcerias com empresas locais e multinacionais como Vale para o fomento do comercio em investimentos culturais e infra-estrutura entre outras.

Infraestrutura

  • Reforma e ampliação das escolas existentes;
  • Reforma e ampliação do mercado municipal;
  • Reforma e ampliação do matadouro municipal, obedecendo todas as normas sanitárias;
  • Construção da Avenida José Pedro.
  • Pavimentação das ruas na zona urbana e rural do município;
  • Ampliação da rede de distribuição de água no município;
  • Construção das estradas vicinais retirando todos os povoados do isolamento;
  • Construção do prédio que integrará as secretarias de educação, esporte cultura, laser e Juventude;
  • Construção de quadras e praças nos povoados pólos de Bom Jardim;
  • Implantação da energia solar de forma gradual nos prédios públicos municipais;
  • Construção do ginásio poliesportivo no povoado Novo Carú;
  • Pavimentação com 12 Km de asfalto na estrada que liga a sede do Município de Bom Jardim ao Povoado Santa Luz neste Município;
  • Construção de um cais na beira rio do Povoado Santa Luz como forma de melhoria na infraestrutura e na economia local, incentivando o desenvolvimento do comércio turístico local;

Segurança

  • Aparelhamento da Guarda Municipal (Aquisição de viaturas, fardamento e armamento);
  • Instalação de câmeras nas principais vias de acesso, que enviarão imagens em tempo real para uma central de monitoramento da Guarda Municipal;

Meio Ambiente

  • Desenvolver plano municipal de educação ambiental em parceria com a secretaria de educação, envolvendo empresas, órgãos da administração direta e indireta, escolas e entidades locais de interesse;
  • Fortalecer ações de gestão e educação ambiental;
  • Estimular a utilização do serviço de coleta seletiva de resíduos;
  • Iniciar o programa de arborização da cidade;
  • Estabelecer calendário de atividades de educação ambiental no município envolvendo: o dia da árvore, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, ciclo de palestras nas escolas;
  • Preservação e Conservação de Mananciais;
  • Implantação do aterro sanitário;
  • Implantar novas ações de saúde animal, em parceria com entidades e comunidade;
  • Estruturar a Secretaria de Meio Ambiente, colocando-a efetivamente em funcionamento;
  • Distribuição de mudas de plantas nativas;
  • Utilizar e estimular o uso de energias alternativas, como a energia solar;

As propostas estão disponíveis no sistema de divulgação de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na proxima publicação traremos o plano de governo do candidato a reeleição Dr Francisco (PSC).