Prefeito de São João do Caru tenta na Justiça afastar quatro vereadores

Os parlamentares são os principais responsáveis pelo ato que resultou no afastamento do prefeito Xixico Vieira no início do mês.

O município de São João do Caru representado pelo prefeito Francisco Vieira Alves (Xixico), impetrou nesta quarta-feira (22) uma Ação de Improbidade Administrativa com pedido de Liminar contra quatro vereadores de oposição, incluindo o Presidente da Câmara Municipal. O processo Civil de Trabalho trata de uma suposta Violação aos Princípios Administrativos.

Os parlamentares Ideilson Pereira Lima (Dárcio) Natanael Silva e Silva (Nael), Hercílio Pereira dos Santos Junior (Junior), e Raimundo Nascimento Costa (Coquinho), podem ser afastados de seus cargos pelo prazo de 90 dias. Os quatro vereadores são os principais responsáveis pelo ato que resultou no afastamento do prefeito Xixico Vieira que aconteceu em 08 de novembro.

Incomodado com as investigações da Câmara, agora, o prefeito Xixico quer o afastamento dos vereadores de forma preventiva, pelo prazo de 90 dias, alegando suposto uso desvirtuado dos poderes de investigação da Câmara Municipal que, segundo ele, vem sendo usado indevidamente por seus representantes legais.

Para o vice-presidente da Câmara, vereador Nael, está ação não passa de uma manobra do executivo, o mesmo considera uma ação desonrosa e que tenta prejudica a reputação dos vereadores que lutam pelo povo. “Isso é uma manobra, uma tentativa de nos intimidar e nos calar, perante a sociedade." Desabafa o vereador. 

Em despacho, nesta quinta-feira (23), o juiz Rafael Leite Guedes antes de proceder à análise do pedido de tutela provisória e em atenção aos princípios do contraditório e da ampla defesa, concedeu o prazo de 72 horas para os vereadores se manifestarem nos autos, podendo juntar documentos e realizar as alegações que entenderem necessárias. Só após o prazo, o Juiz voltará a analisar o caso onde dará uma decisão.

Tentamos contato com a assessoria do Prefeito Xixico para falar sobre o caso mais não obtivemos êxito. Os outros parlamentares citados na ação também foram contatados, porém três deles não se manifestaram sobre o assunto até o fechamento desta matéria. Estamos acompanhando o desenrolar deste caso e a qualquer momento traremos mais novidades.

Por: Josivan Rodrigues, jornalista 0001819/MA.