Atrativa FM faz campanha contra o uso de cerol e linha chilena em pipas

Spots educativos visam orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de Linha Chilena e Cerol no município de Bom Jardim.

Lei municipal proíbe o uso de Cerol em todo o território do município de Bom Jardim. (Imagem ilustrativa).
A Web Rádio Atrativa FM lançou em sua programação na manhã desta sexta-feira (30) a campanha “Papagaio ou Pipa, sem cerol fica mais divertido e não coloca vidas em risco.” para conscientizar crianças e adolescentes da cidade de Bom Jardim a não usar cerol ou linha chilena, substâncias feitas com pó de vidro ou pó de alumínio nas pipas.

Os spots educativos de 45 segundos, veiculados na programação, trazem dicas de conscientização e visam também atingir os pais ou responsáveis pelos menores que estão soltando pipa, mostrando os riscos da mistura cortante e as consequências e sansões que os responsáveis poderão sofrer e até responder criminalmente.

O objetivo segundo o diretor e estudante de jornalismo, Josivan Rodrigues, é orientar crianças e adolescentes sobre os riscos de usar linha com cerol, uma mistura feita com cola e vidro moído que consegue cortar blocos de isopor e até mesmo garrafas plásticas, e a linha chilena, feita com pó de alumínio, uma substância ainda mais cortante.

Pescoço de Luciana após ser
atingido por linha com Cerol.
Esse tipo de “brincadeira” no Bom Jardim é comum vermos crianças e até mesmo adultos empinando pipas nas vias publicas da cidade. Vale ressaltar que este ano, já foram registrados pelo menos três casos no município, onde pessoas relatam que se feriram ao pilotarem motos e serem surpreendidas com linhas de pipas com cerol.

“Algo mais grave poderia ter acontecido comigo, vinha na minha moto quando fui atingida por uma linha de cerol, graças a Deus eu não vinha em alta velocidade. Acho uma falta de responsabilidade muito grande dos pais que permitem seus filhos usarem cerol, isso é uma arma perigosa. Mais atenção e cuidado com seus filhos que andam colocando a vida das pessoas em risco.” relatou Luciana Almeida.

Sem saber que já existe uma Lei Municipal que proíbe o uso do cerol nas mediações do município, Luciana ainda chegou a ressaltar “Espero que isso seja proibido na nossa cidade, pois é um risco para todos nós.” e finalizou pedindo que haja fiscalização por parte das autoridades.

Um projeto de Lei de autoria do vereador Marcony Mendes que proíbe o uso da linha chilena e do cerol em pipas no município de Bom Jardim foi aprovado em setembro de 2015. Porém nunca foi colocado em pratica pelo executivo. Não há nenhum tipo de fiscalização para coibir a o ato criminoso que é praticado em todos os bairros da cidade.

Segundo a Lei nº 636/2016 – É proibido o uso, em todo o território do município de Bom Jardim, de Cerol, Linha Chilena ou qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas utilizadas para manusear “Papagaio” ou “Pipa”. A multa para quem for pego usando ou mesmo vendendo esses produtos pode variar de R$ 468 a R$ 937 reais.

A linha representa um risco principalmente para motociclistas. Com a velocidade, o condutor não enxerga o material e tem o pescoço cortado de maneira profunda, muitas das vezes acaba indo a óbito. Para tentar evitar os acidentes, muitos instalam antenas metálicas nos veículos para fazer a proteção. Porém não é suficiente e a maior conscientização tem que vim de casa, como alerta a campanha divulgada durante todo o mês de julho pela Atrativa FM.

Spot - 01
Spot - 02