Prefeitura de Bom Jardim realiza reforma administrativa aprovada pela Câmara

A Câmara Municipal de Bom Jardim aprovou na noite da ultima terça-feira (4), um Projeto de Lei do executivo municipal que reforma a estrutura administrativa do município, adequando a Administração Pública às demandas do município. Uma das mudanças feitas foi a criação das secretarias da Juventude e de Políticas Públicas para a Mulher. Outra mudança importante foi criação da Secretaria de Comunicação Social, que cuidará interlocução com a comunidade das ações da Prefeitura e da transparência do município. Foi também desmembrada a Secretaria de Esportes da Secretaria de Cultura, que agora são Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria de Cultura e Turismo.

As criações se justificam pela necessidade do município de se alinhar com as diretrizes dos órgãos federais e do estado, a fim de beneficiar Bom Jardim com programas que já têm recursos próprios para o desenvolvimento de ações nas áreas da juventude e de políticas para as mulheres. Já havia também a necessidade de desmembrar a Cultura do Esporte, para atender a demandas do Ministério da Cultura, conforme estabelece seu projeto do Conselho Municipal de Cultura.

A Secretaria Municipal da Juventude, segundo o projeto, objetiva articular com outros órgãos da prefeitura políticas de estímulo à cidadania e qualificação profissional que possibilitem aos jovens integração e participação, em vários processos, como o de melhoria da qualidade de vida e aumento da empregabilidade de jovens. Segundo o projeto, à nova pasta competirá formular e programar a política municipal da juventude.

Entre outras funções, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres deverá formular e programar campanhas educativas e anti discriminatórias e buscar cooperação com entes congêneres federal e estadual, visando a ampliação do acesso da mulher ao mercado de trabalho, melhoria da qualidade de vida, igualdade e respeito à diversidade.

Essa é a primeira vez que o poder publico dá a devida atenção as politicas públicas sociais, com a criação destas secretarias. A medida visa a beneficiar projetos sociais além de organizar o quadro de funcionários comissionados da Prefeitura de Bom Jardim.

Os novos secretários serão empossados após a sansão do projeto pelo Executivo Municipal.


Fonte: Prefeitura Municipal de Bom Jardim.