Presidente da Câmara e Justiça impedem mais uma troca de Prefeito em Bom Jardim

Dia agitado em Bom Jardim na manhã desta terça-feira (22), em protocolo na casa, um requerimento de oito vereadores (Salazar, Noeme, Roberth, Hiater, Marcony, Sandra e Filho) que pediam a vacância do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, que se colocado em pauta, forçaria uma nova eleição de presidente elegendo indiretamente um novo Prefeito na cidade faltando menos de 40 dias para o fim do ciclo dessa legislatura.

Presidente Sonia Brandão.
Plenário lotado e muitos na espectativa do que fosse acontecer, assim a Presidente da Câmara, Maria Sonia Brandão de Jesus acabou não colocando o requerimento dos vereadores em pauta, segundo ela não existe cargo de presidente vago, pois ela mesmo foi empossada como presidente da Câmara no mês passado.

A decisão pegou os vereadores de surpresa, Sonia indagou ainda que está cumprindo seu papel de oficio e recomendou aos parlamentares a procurar a justiça caso se sentissem lesados. “Estou seguindo orientação do Ministério Publico, e uma troca de prefeito não vai melhorar em nada a situação do município, pelo contrario, vai prejudicar servidores que pelo menos estão recebendo seus salários com o prefeito interino” Justificou Sonia.

O Vereador Adriano Varão pediu, em oficio, a retirada de sua assinatura do requerimento mesmo sem ele ter sido lido, outro vereador que se justificou contrario foi o vereador Chico Do Braz que não tinha assinado o Documento, alem deste, Manim e Silvano já tinham se posicionado contra. Sem mais nada a tratar, a presidente da Câmara encerrou a sessão.

Juiz Raphael Guedes.
Horas depois, o Juiz de Bom Jardim, Raphael Leite Guedes, se posicionou em relação ao caso político fazendo a seguinte afirmação em ação que impede que os vereadores cometam qualquer ato que possa afastar Sinego do cargo de Prefeito de Bom Jardim:

"Entendo que não há vacância de qualquer dos cargos referidos, até porque, como de conhecimento público e notório, foi realizada sessão solene e dada a posse aos gestores atuais em ambos os cargos referidos. EM VERDADE, REPITO, trata-se de manobra com intuito unicamente político a fim de criar instabilidade neste Município tão carente de bons gestores, a menos de 40 (quarenta) dias do fim do mandato, ocasionando mais prejuízos à toda a população".

A decisão também mantém Sinego como prefeito até o fim do Mandato assim como Sonia Brandão Presidente da Câmara Municipal, estipulando multa de 250 mil caso algum vereador continue tentando fazer a medida.


Fonte: bomjardimma.com