Hospital de campanha doado pelos Estados Unidos é inaugurado em Bacabal

A estrutura hospitalar receberá apenas pacientes diagnosticados com Covid-19.

Em solenidade virtual realizada nesta terça-feira (9), o Governo do Maranhão inaugurou o Hospital de Campanha de Bacabal, destinado para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). A estrutura hospitalar foi doada pelos Estados Unidos para auxiliar no combate à pandemia.

Ao todo, o Hospital de Campanha instalado em Bacabal
possui 40 leitos para pacientes com Covid-19.
Instalado nas dependências do Ciretran de Bacabal, o hospital de campanha foi viabilizado após os diálogos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) com a embaixada norte-americana no Brasil. Com 30 leitos funcionando inicialmente, a unidade auxiliará o Hospital Macrorregional Dra. Laura Vasconcelos no combate ao coronavírus.

Na primeira etapa de funcionamento, o Hospital de Campanha de Bacabal será direcionado para pacientes diagnosticados com Covid-19. Em seguida, a unidade ficará à disposição do Estado para atender a população de Bacabal e de toda a Região de Planejamento do Mearim. Além da unidade hospitalar, o governo norte-americano doou, também, material de limpeza hospitalar, EPIs, macas, aparelhos de ar-condicionado e gerador de energia.

Durante a cerimônia virtual simbólica de inauguração, o governador Flávio Dino valorizou o apoio dos Estados Unidos e a importância de enfrentar a pandemia da Covid-19 em ação conjunta. “Apreciamos esse gesto concreto, reconhecemos como parte integrante do contexto de relações bilaterais saudáveis. A pandemia exige um esforço solidário de todos os países. Hoje, com muita alegria, recebemos essa doação intermediada pelo consulado e pela embaixada dos EUA”, afirmou o governador.

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, destacou a expansão da cooperação existente entre os norte-americanos e os maranhenses. “A nossa prioridade sempre foi trabalhar com brasileiros para combater a lamentável pandemia da Covid- 19, temos trabalhado arduamente buscando ações e soluções para juntos combatermos essa pandemia. O governo americano junto com o setor privado tem contribuído com mais de R$ 400 milhões em uma série de iniciativas incluindo doações de equipamentos de saúde para o povo brasileiro. Agora estamos muito felizes de entregar mais um equipamento, dessa vez na cidade de Bacabal, no estado do Maranhão”, afirmou o embaixador.