Chegam ao Maranhão mais 48 mil doses da vacina de Oxford da AstraZeneca

Doses poderão ser destinadas a profissionais da saúde e pacientes em tratamento com radioterapia, quimioterapia e hemodiálise.

Chegaram à capital maranhense, na tarde deste domingo (24), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, importadas da Índia. As vacinas vieram em um voo da Azul Linhas Aéreas que pousou no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Doses serão distribuídas aos municípios do Maranhão.

Nesta primeira remessa, o Maranhão recebeu
48.500 doses da vacina da AstraZeneca/Oxfor.
De acordo com informações do Governo do Estado, foram recebidas neste domingo 48.500 doses da vacina da AstraZeneca, de Oxford. O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou que a distribuição das novas doses só será realizada após, pelo menos, 70% da CoronaVac já tiver sido distribuída.

Por meio das redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou que as novas doses que chagaram neste domingo ao Estado poderão ser destinadas a profissionais da saúde e, também, para pacientes que estejam em tratamento com radioterapia, quimioterapia e hemodiálise. “Levamos em conta a situação desses pacientes e o fato de estarem expostos em rotinas hospitalares”, informou Dino em publicação nas redes sociais.

Vacinação no Maranhão

A vacinação contra a Covid-19 no Maranhão teve início na noite da última terça-feira (19), em cerimônia realizada no estacionamento interno do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, em São Luís. As cinco primeiras doses da imunização foram aplicadas em profissionais da saúde da rede estadual e indígenas, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina CoronaVac e o Ministério da Saúde enviar pouco mais de 164 mil doses para o Maranhão.

A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Maranhão foi Egle Maia Sousa, de 46 anos, que é técnica de enfermagem no Hospital Carlos Macieira, um dos principais centros de referência no tratamento do coronavírus no estado. Em seguida, foram imunizados: Fabiana Guajajara, indígena da Aldeia Arariboia; Conceição de Azevedo, médica infectologista do Hospital Presidente Vargas; Henrique Novaes Sobrinho, fisioterapeuta do Hospital Carlos Macieira; e Sônia de Matos, enfermeira do Hospital Genésio Rêgo.