Maranhão descarta um dos casos suspeitos de coronavírus

Um outro paciente segue sendo monitorando na UPA do Itaqui-Bacanga em São Luis.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS) descartou, no fim da manhã deste sábado (29), um dos dois casos suspeitos do novo coronavírus na capital maranhense. O caso é o da paciente que estava em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais.

A paciente que teve quadro clínico descartado é uma mulher de 49 anos, que, recentemente, esteve na Itália e apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo.

A secretaria ainda trata como suspeito um segundo caso identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, também em São Luís. A paciente é uma jovem de 22 anos que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís há quatro dias e apresenta sintomas como dispnéia e tosse seca.

Os resultados iniciais das amostras coletas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) saem em até uma semana. O laudo do Lacen já apontou negativo para H1N1 e influenza. Com isso, novas amostras serão encaminhadas, ainda neste sábado (29), para o Instituto Adolfo Lutzz, em São Paulo, que é um dos laboratórios referência do Ministério da Saúde.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão explica que a paciente com quadro clínico descartado foi diagnosticada com vírus Influenza A (gripe). "Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que possui um caso suspeito do coronavírus no Maranhão e um caso já descartado, que permanece em monitoramento na rede estadual.

Perfil da paciente diagnosticada com Influenza A
Mulher, de 49 anos, procedente da região Lombardia (Itália).

Perfil da paciente suspeita de Coronavírus
Mulher, de 22 anos, procedente de Tóquio e Wakayama (Japão)."