Queimadas provocadas por invasores de terra preocupam moradores em Santa Inês

Terreno de propriedade particular tem sido alvo constante de queimadas; Invasores estão usando o fogo para limpar a área que pretendem invadir.

Queimadas em terrenos baldios preocupam moradores de Santa Inês. Segundo a Polícia Militar (PM), poucas pessoas estão respeitando a proibição decretada pelo Governo Federal.

De acordo com a PM, um terreno de propriedade particular tem sido alvo constante de invasores, que estão usando o fogo para limpar a área que pretendem invadir.

No último fim de semana, policiais militares foram até o local para orientar os moradores das imediações sobre as punições a quem invade terreno alheio e para quem provoca queimadas, que é um crime ambiental.

A comerciante e proprietária do terreno, Maria Francisca Miranda, procurou a delegacia para registrar um boletim de ocorrência. “Estão invadindo e fazendo queimadas dentro da minha propriedade. Agora cabe a autoridade tomar as providências porque as queimadas estão proibidas, elas oferecem perigo aos cidadãos e o fogo pode causar prejuízos se invadir outra área", explicou.

Além de prejudicar o meio ambiente, as queimadas afetam moradores da região, com fumaça e fuligem, o que pode ser prejudicial à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

No caso do terreno invadido, a PM recebeu uma ordem de reintegração de posse que será usada para retirar os invasores do terreno.