Segredos para encantar no 1º minuto da entrevista de emprego

Você sabia que os primeiros minutos – ou até segundos – da entrevista de emprego são fundamentais para conquistar o entrevistador? Como as entrevistas costumam ser curtas, com duração média de 1 hora mais ou menos, é importante aproveitar bem o seu tempo e mostrar a que veio, pois cada minuto pode contar muito, tanto para a contratação quanto para o seu sucesso na empresa.

Mesmo após a contratação, sabemos que a primeira impressão é a que fica, então é muito importante se preparar para a entrevista. Sabendo da importância deste assunto, selecionamos algumas dicas para encantar e conquistar o recrutador logo no início da conversa, veja abaixo:

Dê o primeiro passo
A entrevista é, geralmente, um encontro entre duas pessoas que que se veem pela primeira vez. No início pode ser um pouco constrangedor, afinal, como vocês vão começar a conversar se não se conhecem? É muito comum que as pessoas comecem a a falar sobre o clima, o trânsito ou algum outro acontecimento do dia. Comece de uma forma diferente e saiba “quebrar o gelo”. Comece conversando sobre algo interessante e de forma simpática para conquistar o entrevistador. Conforme o assunto vai surgindo, o medo de falar vai ficando de lado e a conversa se tornará mais agradável e fácil de continuar.

Saiba identificar o estilo do entrevistador
Assim como cada empresa é diferente, cada recrutador também será diferente. Tentar identificar e conhecer o estilo do recrutador, e saber se adaptar a ele durante a entrevista, poderá fazer com que você ganhe pontos com ele. Alguns recrutadores são mais formais, enquanto outros possuem um estilo mais descontraído. Não seja descontraído com um entrevistador que tem um estilo mais formal, nem vice versa.

Seja você mesmo, mas SEMPRE seja educado e gentil
Parece óbvio, mas é fundamental lembrar de que o mais importante durante uma entrevista é ser educado, gentil e ser você mesmo. Não invente experiências que não teve, nem características que não tem. Muitos recrutadores analisam todos os detalhes antes mesmo da entrevista, como por exemplo, a forma com que você tratou a recepcionista. Não adianta ser educado apenas com futuro chefe com o objetivo da conseguir a vaga. As empresas valorizam candidatos que são educados com todos, independentemente de hierarquias.

Conhecimento de mercado
Não vá para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa. Faça uma pesquisa sobre o mercado onde ela atua, quais serviços ou produtos vende e qual é o seu posicionamento no segmento do qual faz parte. Tenha interesse em conhecer a fundo e buscar todas as informações sobre o mercado em sua área e dados da empresa em que deseja trabalhar. Com isso, o entrevistador sentirá confiança e firmeza em seu discurso.

Invista em seu marketing pessoal
O marketing pessoal é indicado para valorizar as características de uma pessoa, e demonstrar suas competências, valores e habilidades ao mercado de trabalho. O objetivo do marketing pessoal é que a pessoa se valorize e obtenha sucesso através de suas competências, qualidades e habilidades.

Recomendamos o Curso de Marketing Pessoal da Prime Cursos do Brasil para todos os interessados. Com este curso, gratuito e online, você irá aprender técnicas para melhorar a sua imagem com dicas de boa comunicação, etiqueta, cuidados com a aparência, e muito mais! Faça o seu cadastro no site, assine o curso e comece agora mesmo!

Para finalizar, veja abaixo 6 coisas que devem ser evitadas numa entrevista de emprego:
-Chegar atrasado
-Utilizar o telefone durante a entrevista
-Mastigar chiclete
-Utilizar roupas inadequadas
-Falar mal dos seus anteriores empregos
-Focalizar nas suas fraquezas

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário!