A pergunta que não quer calar: Afinal, foi ou não cancelada a festa de comemoração ao Aniversário de Bom Jardim?

Banner divulgado pela empresa que supostamente seria a
vencedora do processo licitatório.
Durante todo o final de semana, boatos tomaram conta das redes sociais com especulações de um possível cancelamento da festa de comemoração ao aniversário de Bom Jardim. O Município, situado a 260 km de São Luís, completa na segunda-feira, dia 14 de março, seu 49º aniversário de emancipação política. A administração municipal havia programado uma festa para comemorar a data. A festa, teria sido antecipada para o dia 13 por razões técnicas.

Toda a confusão se deu quando o Secretario de Esportes, Cultura e Lazer, Daniel, confirmou a um blog da cidade, no dia 1/03, que Tony Guerra e Forró Sacode, e também uma outra banda evangélica não revelada o nome, seriam atrações da festa. Uma empresa que participaria da licitação, também havia divulgado de forma antecipada um “banner digital” com as atrações que fariam parte do evento e a logomarca da empresa, as imagens foram publicadas em blogs e redes sócias. Levantando a suspeita de que o processo poderia ser fraudulento, já que as atrações supostamente teriam sido contratadas mediante inexigibilidade de licitação.

Em vários grupos do aplicativo WhatsApp, foram compartilhadas afirmações sobre o suposto cancelamento, que diziam: “Promotor de Justiça manda cancelar a festa do aniversário de Bom Jardim”, outros diziam que “O cancelamento se deu graças a alguns vereadores”. Afinal, foi ou não cancelada a festa de comemoração ao Aniversario de Bom Jardim? Essa pergunta foi feita varias vezes a nossa reportagem por diversas pessoas curiosas em saber a verdade.

Bom, para esclarecer os boatos que circulavam na rede, nossa equipe entrou em contato com o Secretario de Cultura, Daniel, mais o mesmo não quis falar sobre o assunto com nossa reportagem, ele não confirmou o cancelamento e muito menos disse que o evento seria realizado. Tentamos também contato com a prefeita do município, Malrinete Gralhada, mas não obtivermos retorno.

Fabio de Santos Oliveira, Promotor de Justiça de
Bom Jardim-MA. (Foto: radioatrativafm.com) 
Na manhã desta segunda-feira (07), procuramos o Ministério Público da Comarca local e falamos com o Promotor de Justiça de Bom Jardim, Fabio de Santos Oliveira, o mesmo disse a nossa reportagem que se houve o cancelamento o pedido não partiu dele.

“Estou tomando conhecimento agora de um possível cancelamento, não é de meu conhecimento que a festa tenha sido cancelada. Eu promotor de justiça de Bom Jardim não pedi cancelamento de festa, apenas pedi esclarecimento sobre uma denuncia anônima que recebemos a qual foi informado que havia a contratação de certa banda antes mesmo de haver a licitação para sua contratação. Eu pedi informações ao procurador municipal e ele ficou de trazer resposta, isso foi na semana passada e o Ministério Publico aguarda resposta da prefeitura. Não houve pedido de cancelamento da festa nem mesmo algo parecido.” Esclareceu.

Ao perguntado o que aconteceria se comprovado a contratação antecipada da banda antes da licitação, Dr. Fabio responde: “Tem que ver em qual modalidade a prefeitura encaixou, temos que verificar se há embasamento legal para isso, o processo, as provas têm que ser muito bem analisadas até pra gente não tomar atitudes de forma açodada. Se houve uma irregularidade, se houve um ato de improbidade ou não. Então só após uma analise real dos fatos, das provas, para que agente possa se manifestar. Agora se for provado de que a prefeitura na pessoa da prefeita fez uma atitude irregular, todas as medidas cabíveis serão tomadas contra ela.” Disse.

Dr. Fabio aproveitou para mais uma vez esclarecer sobre os boatos de que o Ministério Publico teria mandado cancelar a festa do aniversário de Bom Jardim. “Eu pedi informações ao município sobre a contratação da banda e também sobre a licitação que iria ocorrer para contratar a banda. Apenas pedi o procurador que trouxesse informações do processo licitatório e que fossem seguidos os procedimentos legais, que se a banda tivesse sido contratada de forma irregular, que fosse regularizado, ou seja, que fosse feito a licitação primeiro e a contratação posterior, não o inverso. Se resolveram cancelar foi por iniciativa própria da prefeitura.” Finalizou.

Tony Guerra e Forró Sacode divulgam data dos próximos
shows e confirmam presença em Bom Jardim-MA.
Recebemos a informação de que o processo licitatório aconteceu normalmente na sexta-feira, dia 4/3. E tudo indica que a festa pode não ter sido cancelada e sim as atrações do evento que poderão ser alteradas, não sendo Tony Guerra e Forró Sacode como havia falado o secretario de cultura em entrevista a um blog local, e sim apenas eventos culturais e religiosos.

Já o cantor Tony Guerra divulgou na tarde de hoje, (07) em sua pagina oficial do Facebook a agenda de seus próximos shows a frente da banda Forró Sacode, inclusive destaca Bom Jardim-MA com a data do dia 13, domingo. Clique aqui e veja!

Malrinete confirma o cancelamento da banda forrozeira
no aniversário do município, e diz ser por crise financeira.
Atualização em 11/03/2016:
Em resposta a tão esperada pergunta, a prefeita Malrinete Gralhada confirma o cancelamento e tenta explicar dizendo, que o município passa por uma grande dificuldade financeira, e que a prioridade neste momento é regularizar salários, que seria inviável a realização a festa, mesmo sabendo que é de vontade da maioria de todos os bonjardinenses. "Acredito que os cidadães bonjardinenses irão entender a não realização do evento nesta data especial. Era de nossa vontade organizar, mas a situação atual não nós permite. Tentamos de todas as formas a realização, inclusive fizemos sondagens por bandas e até realizamos um pregão que será cancelado porque decidimos não mais fazer a festa.” Disse Malrinete a um blog nesta sexta-feira (11).

A pergunta que não quer calar: Afinal, foi ou não cancelada a festa de comemoração ao Aniversário de Bom Jardim?
Resposta: Sim, não haverá festa em comemoração aos 49 anos de emancipação politica de Bom Jardim. Banda cancelada!