Veja como os aparelhos se adaptaram às mudanças do comportamento e das necessidades do consumidor
A EVOLUÇÃO DOS CELULARES:
Há 30 anos, pensar numa maneira simples e barata de se comunicar com alguém do outro lado do mundo parecia impossível diante das limitações tecnológicas da época. No começo da década de 1980, o planeta via a popularização do walkman e do videocassete, enquanto o Brasil vivia o fim do regime militar e se encantava com as telenovelas em cores.
Há 30 anos, pensar numa maneira simples e barata de se comunicar com alguém do outro lado do mundo parecia impossível diante das limitações tecnológicas da época. No começo da década de 1980, o planeta via a popularização do walkman e do videocassete, enquanto o Brasil vivia o fim do regime militar e se encantava com as telenovelas em cores.
O COMEÇO DA TELEFONIA MÓVEL
A grande revolução na telefonia móvel começou em 1973. Neste
ano, foi realizada a primeira ligação de um celular, no dia 3 de abril, em Nova
York. Na época, não era concebível a ideia de que a tecnologia seria
incorporada rapidamente ao mercado, já que, para isso acontecer, as empresas de
telefonia precisariam se adaptar a este novo conceito.
O MODELO PIONEIRO
O primeiro celular chegou de fato às lojas apenas em 1983,
custando exorbitantes US$ 3995 (aproximadamente R$ 12.800, sem levar em conta a
inflação e usando a cotação atual do dólar). O DynaTAC 8000X, da Motorola,
pesava mais de 500 gramas
e media 33
centímetros . A bateria do telefone durava oito horas em
standby e suportava apenas uma hora de conversas.
OS "TIJOLÕES"
Os primeiros aparelhos não eram exatamente portáteis, por
serem grandes e pesados. A ideia, na época, é que os telefones móveis seriam
utilizados em carros, uma tecnologia considerada top de linha ainda em meados
dos anos 90. Ainda assim, a indústria logo percebeu que os consumidores
preferiam aparelhos cada vez menores, mais leves e ágeis.
MICROTAC 9800X
A Motorola colocou essas ideias em prática. Em 1989, a companhia lançou o
MicroTAC 9800X, uma versão menor do antecessor DynaTAC, vendido como um celular
de bolso. Ele era 11
centímetros menor e pesava 382 gramas . Seu design
era de vanguarda: o modelo tinha a frente flip, que ficaria muito conhecida nos
anos 1990.
O PAI DOS IPHONES
Se você acha que touchscreen e sistema operacional são
invenções recentes, está enganado. Considerado o pai dos smartphones, o Simon,
lançado em 1994, por meio de uma parceria entre IBM e Mitsubishi, já tinha
essas tecnologias. Mesmo custando US$ 579 (aproximadamente R$ 1860, na cotação
atual do dólar), bem mais barato que os primeiros modelos de celular, o Simon
não fez muito sucesso e saiu de linha em 1997.
MENSAGENS DE TEXTO
Para atrair novos clientes com rotinas cada vez mais corridas,
as empresas precisaram se adaptar às novas realidades. Não dá para imaginar um
celular hoje sem a função de mandar mensagens de texto, né? No entanto, os SMS
só surgiram em 1993, na Finlândia, e apenas funcionavam em celulares
compatíveis com a tecnologia.
DESAFIOS NO BRASIL
Enquanto os Estados Unidos e os países europeus incorporavam
rapidamente os novos modelos, o Brasil ainda tinha uma indústria muito
atrasada. O número de telefones portáteis era ínfimo e até mesmo o processo
para conseguir um número de telefone fixo era demorado e burocrático.
INTERNET WAP
Em 1997,
a Nokia lançou o modelo 7110, utilizado pelo personagem
Neo no filme "Matrix". O telefone tinha como diferencial o slide e o
acesso à internet. Dois anos depois, outra importante evolução: surge o
primeiro aparelho com câmera digital e tela colorida. O J-Sho4, da Sharp
Corporation, era pequeno e com uma antena bem menor que seus antecessores, mas
foi lançado apenas no Japão.
TECLADO QWERTY
Já nos anos 2000,
a BlackBerry lançou um modelo que trazia uma inovação
que se tornou bastante popular e foi copiada por outras empresas do ramo. O
BlackBerry 5810, de 2002, tinha teclado QWERTY, o layout utilizado nos teclados
de computadores, o que sedimentou os telefones da empresa como o grande gadget
do mundo corporativo no começo dos anos 2000.
NOKIA 1100
No ano seguinte, a Nokia transformou o mercado mais uma vez
com o lançamento do 1100, teve mais de 250 milhões de aparelhos vendidos, um
recorde na indústria. O modelo era bem simples, mas ajudou a popularizar o
celular no Brasil e em outros países emergentes devido a seu preço baixo.
ENTRETENIMENTO NA TELA DO CELULAR
A partir daí, os celulares deixaram de ser apenas aparelhos
voltados para a comunicação e ganharam funções de entretenimento, com jogos,
toques monofônicos e polifônicos, tocadores de áudio e rádios. Depois,
aparelhos com telas coloridas começaram a se tornar o padrão do mercado,
trazendo com eles as mensagens multimídia, câmeras cada vez mais modernas,
conexão com a internet e players de música.
IPHONE
Em 2007, uma das maiores inovações da indústria mudou todos
os padrões telefônicos conhecidos até então. O iPhone foi lançado pela Apple em
2007, e vendido como um aparelho que reunia as funções do iPod e de um celular
em um lugar. Em 2008, a
empresa lançou um novo modelo, o iPhone 3G, já integrado com a internet 3G e
capaz de realizar chamadas em vídeo.
INTERNET 3G
Hoje em dia, as redes 3G se tornaram indispensáveis. As
empresas de telefonia perceberam essa mudança do mercado e incorporaram a
tecnologia nos aparelhos. Os lançamentos se tornaram cada vez mais
sofisticados, com novas funcionalidades, transformando o celular em muito mais
do que uma ferramenta de comunicação.
SMARTPHONES
Entre os smartphones, o iPhone liderou sem forte
concorrência até 2012 - posicionado como uma alternativa muito mais moderna aos
Blackberries, que seguiram reinando entre executivos e empresários - quando a
Samsung lançou o Galaxy S III no mercado, um aparelho que teve mais de 60
milhões de unidades vendidas e ajudou a consolidar a empresa como a principal
concorrência da Apple, com maioria de usuários em diversos territórios, como
Índia, França, Alemanha e Reino Unido. Atualmente, o mercado é bastante diversificado,
com smartphones de empresas como Microsoft, Sony e Motorola disputando espaço
nos bolsos dos consumidores.
SISTEMAS OPERACIONAIS E APLICATIVOS
A tecnologia dos smartphones ajudou ainda mais a transformar
os celulares em verdadeiros computadores de bolso. Os sistemas operacionais
Windows Phone, iOS e Android permitem baixar milhares de aplicativos, gratuitos
e pagos, desde jogos ultramodernos até apps para edição de fotos e organização
da vida financeira. Dá para acessar o Facebook, o Twitter e até mesmo a conta
bancária sem precisar de um computador, apenas utilizando uma conexão Wi-Fi ou
3G.
LIGAÇÕES DE GRAÇA
Os aplicativos também têm sido responsáveis por algumas
mudanças significativas na telefonia móvel. O Facebook e o WhatsApp inovaram ao
possibilitar ligações gratuitas para qualquer usuário, uma revolução que ameaça
o modelo tradicional de telefonia, que ainda cobra altas taxas para ligações de
longa distância, especialmente no Brasil.
FOTOS QUASE EM HD
As câmeras dos celulares passaram a substituir também as
máquinas fotográficas digitais. Com várias funções e configurações, além de
ótima qualidade de imagem, os celulares são bem mais fáceis de carregar por aí
e ainda permitem que as imagens sejam compartilhadas na internet com muito mais
facilidade.
GRANDE É O NOVO PEQUENO
Enquanto nos anos 80 e 90 a grande tendência era o encolhimento dos
celulares, agora a indústria parece estar focada na expansão dos aparelhos, que
acomodam telas cada vez maiores. Modelos como os Xperia e os Galaxy, da Sony e
da Samsung, respectivamente, já chegaram a telas de cinco polegadas. Até mesmo
a Apple, que até o iPhone 5S parecia alheia a esta tendência, resolveu aderir:
O iPhone 6 Plus tem uma tela de 5,5 polegadas .
O FUTURO DA TELEFONIA MÓVEL
É difícil de adivinhar, em termos de inovação, o que as
empresas vão fazer no futuro. O que dá pra prever é que os celulares que virão,
mais rápidos, leves e resistentes, serão consumidos aos milhões por um mercado
que depende cada vez mais desses gadgets.
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