Cresce o número de reclamações no Procon contra empresa de energia no Maranhão
Maioria está relacionada à cobrança de impostos e taxas de serviços.
O Procon tem recebido, todas as semanas, muitas reclamações contra a empresa Equatorial de energia elétrica do Maranhão. A maioria é
relacionada à cobrança de impostos e taxas de serviços, e suspensão do
fornecimento de energia elétrica.
Essas reclamações levaram a empresa a ser inscrita no
Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. A concessionária pode
fazer a suspensão do fornecimento de energia elétrica, desde que seja dentro
das normas estabelecidas pelas reguladoras.
De acordo com o Procon, o fornecimento de energia elétrica
só pode ser suspenso depois de 15 dias que o consumidor tenha recebido o
reaviso de atraso da conta. Quando a empresa não respeita essa determinação,
pode responder por danos morais.
A repercussão de um vídeo, amplamente divulgado nas redes
sociais, na última terça-feira (4), no qual um funcionário da Equatorial corta
a energia da casa de uma idosa que sofria de problemas respiratórios, e acabou
morrendo, chamou a atenção para os direitos do consumidor.
Reclamações contra Equatorial só crescem no Maranhão. |
A energia da casa da idosa Josefa Maria da Conceição, de 92
anos, que sofria de problemas respiratórios e dependia de um nebulizador, foi
cortada por atraso no pagamento da conta, e o caso repercutiu pela forma como
ocorreu a interrupção do fornecimento de energia. A idosa morreu um dia depois.
Os familiares culpam a Equatorial pela morte da aposentada,
que precisava fazer nebulização. Para o diretor do Procon, faltou bom senso do
funcionário que efetuou o corte, e atribui a responsabilidade à empresa de
energia.
O caso está sendo acompanho pelo Ministério Público do
Maranhão (MP-MA), que solicitou um laudo médico ao Instituto Médico Legal (IML)
para saber as causas da morte da idosa. De acordo com o prontuário médico do
Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), ela apresentava dificuldades para
respirar e o nebulizador foi utilizado para melhorar a respiração dela.
Em nota, a Equatorial disse que lamenta o ocorrido, mas que
até o momento não é possível atestar qualquer relação entre a suspensão de
energia e a morte da idosa. A empresa informou, ainda, que já deu início à
apuração interna do caso e aguarda a conclusão para adotar medidas
administrativas, que o caso requer. Sobre as reclamações registradas no Procon,
a Companhia não se manietou.
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